;
Acesso direto ao conteúdo

 

Comunicação eficaz: Net etiqueta para grupos virtuais

© José Luis Amancio

Nos últimos anos com a revolução e evolução da internet e da comunicação instantânea as pessoas incorporaram no dia-a-dia novas formas de comunicação tais como: Mensagens instantâneas ( Microsoft Msn,ICQ, Lotus Sametime. . .), e-mail, "newsgroups" (grupos virtuais Nosso grupo,Yahoo groups...), "wap chats",mensagens de texto.

A interação antes pessoal passou a ser virtual e portanto é necessário se entender a nova mídia virtual e se adequar a mesma mantendo o foco num dos objetivos principais que é a comunicação eficaz seja para fins profissionais, pessoais, de lazer ou diversos .

Acredito que o anonimato que de certa forma a Internet e a comunicação virtual nos confere não é motivo para esquecermos os princípios básicos das relações humanas, tais como:

* Educação: Ao ingressar em um novo ambiente ou recinto, geralmente pedimos licença e nos apresentamos, ganhando com isto o respeito dos que lá se encontram e demonstrando que temos a educação mínima necessária e assim sendo somos potenciais colaboradores ou amigos (Networking).

* Objetividade: Geralmente se precisa da ajuda de alguém, as pessoas geralmente procuram demonstrar a objetividade e ser específicos em relação ao que buscam. (afinal " não há bons ventos para quem não sabe para aonde quer navegar").

Portanto caso se queira saber algo, procure ajudar o interlocutor a entender o que se busca e assim ele pode lhe ajudar de maneira mais efetiva:

  • preciso desta informação (falando-se objetivamente se respeita o tempo de quem pode lhe ajudar e assim você efetivamente se ajuda ). Para fazer tal coisa (sabendo-se o objetivo da informação desejada você pode até já recebê-la no formato correto para suas necessidades),
  • em tal prazo (melhor do que receber ajuda é receber ajuda na hora certa ),
  • já tenho o seguinte material - assim se evita de se receber o que já se tem e também se divide o conhecimento já adquirido
  • Humildade: Quando se precisa da ajuda de alguém é sempre de bom senso e educação a pessoa ser humilde e se apresentar - nome- área em que trabalha -em que cidade ou estado você está, trabalha com o que, qual seu e-mail, (demonstrando educação e respeito por aqueles que podem ajudá-la afinal ninguém gosta ou irá ajudar alguém que nem ao menos se apresenta de maneira educada) .
  • Gratidão: Quando alguém tenta lhe ajudar, mesmo que não tenha conseguido fazê-lo em 100 % ao menos pelo esforço é sempre aconselhável um agradecimento (afinal geralmente quem precisa uma vez pode precisar uma segunda vez e no mínimo caso a pessoa não seja educada deveria no mínimo perspicaz e plantar para um dia poder colher).
  • Ética: Qualquer propaganda, aberturas de novos grupos, ou atividades paralelas antes de serem divulgadas ao grupo deveriam ser discutidas com o administrador do grupo (afinal nada melhor do que ser educado com os outros para que eles sejam contigo também).

Enfim a comunicação eficaz nos ajuda a poupar um de nossos bens mais valiosos, O tempo.

E com mais tempo disponível poderemos investir em qualidade de vida e em nossos objetivos pessoais e profissionais.

Boa sorte e muito sucesso.

José Luis Amancio é economista, com extensão em Logística e Comércio Eletrônico,Pós Graduado na FGV, Articulista e Colunista de diversos sites, Administrador do Grupo Profissional de Finanças da revista VOCÊ S/A na rede - E-mail: financeir@globo.com .
comentários

 

[ Retornar ao Índice ]