;
Acesso direto ao conteúdo

 

Ferramentas Básicas para o Sucesso Empresarial

© José Luis Amancio

Quando falamos de ferramentas básicas para o sucesso empresarial, na minha opinião o Administrador deve inicialmente buscar na caixa de ferramentas da simplicidade as seguintes ferramentas:

  • Bom Senso: (geralmente funciona muito bem há milhares de anos e sobrevive aos modismos e teorias de administração),

  • Estratégia: Afinal como já disse o poeta "Não há bons ventos para quem não sabe para aonde quer ir!". Estratégia clara e bem elaborada deve ser utilizada e comunicada para todos os elementos da organização fornecendo um dos direcionadores principais para as atividades da empresa. A gestão estratégica é uma boa ferramenta pois fornece para a empresa o controle sobre a estratégia efetuando correções de curso quando necessário.

  • Liderança: pelo exemplo (mais do que falar que sabe ou pensar que ter MBA´s ou muitos anos de experiência, as pessoas realmente devem demonstrar pelos atos diários com ética, disciplina, determinação e responsabilidade o caminho a ser seguido e assim com certeza criar uma liderança legítima e duradoura),

    -Ética e Responsabilidade: uma dupla que sempre vem a calhar no mundo empresarial e que muito pode agregar valor para os indivíduos e organizações de maneira efetiva e criar um círculo virtuoso que pode alavancar o crescimento da empresa em diversos níveis (econômico, organizacional, imagem, marca....)

  • Comunicação Eficaz: Como a empresa é composta de diversas pessoas a comunicação é essencial para que todos estejam sempre alinhados com os objetivos corporativos e também para que a empresa tenha sempre o feedback dos colaboradores para corrigir eventuais desvios de curso.

  • Trabalho em Equipe: Com uma liderança pelo exemplo nos moldes da ética e responsabilidade o trabalho em equipe geralmente tem um ambiente propício para se desenvolver de maneira efetiva. Pois mais importante do que um bom roteiro (planejamento) é necessário ter um bom elenco (portanto com a seleção e desenvolvimento de pessoal a empresa buscando as pessoas corretas para compor o grande time que é a empresa, aonde diversas equipes devem se mobilizar em prol do objetivo maior que é o sucesso individual, coletivo e duradouro).

  • Gestão pelo Caixa: (se não gerar caixa não gastar e assim planejando os gastos e receitas manter a empresa em linha com suas reais possibilidades)

  • Informações e Conhecimento Empresarial: Quando falamos de informações geralmente devemos utilizar aos recursos de informática e O&M (organização e métodos) de maneira efetiva, porém visando sempre a simplicidade e usabilidade dos mesmos (relatórios simples apenas com as informações necessárias e que sejam auto explicativos e sistemas de informática que se complementem de maneira harmoniosa) . Tendo a informação simples e essencial à disposição as pessoas podem então transformar informações em conhecimento empresarial que poderá alavancar a gestão estratégica da empresa de maneira efetiva.

  • Melhoria Contínua: Tendo em vista que algo sempre pode ser melhorado o desafio é transformar a melhoria contínua numa prática comum, desenvolvendo em todos os colaboradores o hábito de inovar sem que o mesmo se torne uma obsessão corporativa.

E por último porém não menos importante é fazer o que se gosta e gostar do que se faz enfim o administrador, as pessoas e a empresa devem ter a vocação para as atividades que desenvolvem , pois sem isto o que seria uma simples rotina de trabalho e crescimento pessoal e profissional pode ser tornar um exercício de tortura e dificuldades constantes.

Não há uma receita ou um modelo definitivo a ser adotado existem é claro outras ferramentas e conceitos e mesmo os conceitos acima podem ser alocados de maneiras diferentes em diferentes organizações conforme o bom senso e a necessidade.

Porém o objetivo final de todo administrador deve ser o desenvolvimento da organização e dos indivíduos de maneira ética, duradoura agregando valor para os indivíduos, a organização, o segmento em que atua e para o país criando um circulo virtuoso, empregos e contribuindo para a melhoria do eco sistema global do qual fazemos parte.

Espero poder ter contribuído com minha visão sobre as ferramentas essências ao administrador.

Boa sorte e sucesso.

José Luis Amancio é economista, com extensão em Logística e Comércio Eletrônico,Pós Graduado na FGV, Articulista e Colunista de diversos sites, Administrador do Grupo Profissional de Finanças da revista VOCÊ S/A na rede - E-mail: financeir@globo.com
comentários

 

[ Retornar ao Índice ]