;
Acesso direto ao conteúdo

Coleção de Artigos "Nova Educação"

 

Você é mais inteligente do que pensa

Por Rubens Queiroz de Almeida

Para ilustrar o texto de hoje, eu tenho um exemplo muito interessante.Uma pessoa foi ao oftalmologista. Ao final do exame, o médico retirouo seu óculos e entregou-o ao paciente. Disse: "Aqui está, pode usar". Opaciente, surpreso, pegou o óculos, colocou-o. Como era de se esperar,não enxergou nada. Retrucou então: "Mas Doutor, este óculos não servepara mim". O médico, indignado, gritou: "Mas como não serve, eu o usohá vários anos e nunca tive problema algum".

Assim é a nossa educação. O mesmo enfoque é dado a todos os alunos. Porémcada aluno é um ser único, com habilidades e percepções diferentesdo mundo. Garrincha era um gênio do futebol. Porém em uma sala deaula certamente não receberia a mesma denominação. Qualquer um de nós,entretanto, por mais que estude ou treine, não conseguirá chegar aos seuspés.

Como então prescrever uma receita igual para trinta alunos ou mais, queé a média de estudantes nas escolas atualmente? Alguns se sobressaem,outros vão seguindo, muitos não conseguem acompanhar os demais. Os queficam para trás, sofrem com a redução de sua autoestima. São prejudicadose carregam, por muitos anos, os efeitos trágicos de sua crença em suacapacidade inferior.

Os professores, por sua vez, para manter a ordem, são forçados a impor adisciplina, sufocando a criatividade e direcionando os alunos para o queos livros, os pais, a sociedade e o programa escolar pedem.O professor Howard Gardner, da universidade de Harvard, afirma em seu livro chamado "Frames of Mind", que possuimos 7 tipos de inteligência. São elas:

  • Inteligência Línguistica
  • Inteligência Lógica
  • Inteligência Musical
  • Inteligência Cinestética
  • Inteligência Visual
  • Inteligência Espacial
  • Inteligência Intrapessoal
  • Inteligência Interpessoal

A educação formal privilegia a inteligência linguística e a inteligêncialógica ou matemática. A inteligência linguística revela nossa capacidadede ler, de escrever e de comunicar por palavras. A inteligência lógicamede a nossa capacidade de cálculo e de raciocínio.

Muitos de nós nos surpreendemos, muitos anos após deixarmos a escola,ao constatarmos que o pior aluno da classe foi o que foi se deu melhorna vida. O primeiro da turma muitas vezes não chegou a lugar nenhum.A inteligência interpessoal, que é a capacidade que temos de nosrelacionar com os demais, é tremendamente importante para o sucesso navida. Se o primeiro da turma só sabe fazer contas é melhor se precaver.

O resultado perverso deste sistema escolar, que privilegia algumashabilidades apenas, resulta na diminuição da autoestima daqueles quenão conseguem se encaixar.

Muitos saem da escola acreditando piamente em sua incapacidade de aprender.Este preconceito criado por nós mesmos nos prejudica em diversos aspectosde nossas vidas.

Eu tive uma aluna, em um de meus cursos de inglês, que possuia umatremenda dificuldade de aprender. A pronúncia era terrível, não conseguiase lembrar de nada, enfim, um caso perdido. Um dia, em uma de nossasaulas, ela teve uma performance brilhante. Conseguia estabelecer diálogoscom frases perfeitas, a pronúncia excelente, uma total revelação. Fuiobservando a performance dela, muito surpreso. Perto do final da aula,cometi o erro fatal: fiz um elogio. Neste momento, ela se deu conta deque estava fazendo algo que conscientemente ela nunca poderia fazer. Falarbem o inglês. Quando ela se deu conta disto, voltou a ser como era antes,terrível.

Vejam só, este é um caso típico de alguém que construiu barreiras altasao seu redor. Por qual razão estas barreiras foram criadas? Um cursode inglês tradicional, onde a receita única para todos não deu certopara ela? Possivelmente.

Estas barreiras não se restringem a áreas específicas. O efeito se estende para todos os aspectos de nossas vidas.

Tudo isto é absolutamente desnecessário. Todos nós, em maior ou menorgrau, somos muito mais inteligentes do que pensamos. Precisamos apenasacreditar nisto. Não somos iguais. Cada um de nós é único. Possuímoshabilidades que nos tornam imprescindíveis e importantes. Precisamosapenas acreditar em nosso potencial. Se a minha aluna tivesse, naquelemomento mágico, tomado consciência de seu potencial, certamente teriaresolvido o seu problema da língua inglesa (e talvez de muitosoutros). Ao acreditar em suas limitações, deixou de abrir um enormecampo de oportunidades para si mesma.

Nos meus cursos de inglês instrumental, eu emprego a maior parte do tempoexplicando às pessoas como o aprendizado se processa, como o nosso cérebroabsorve informação, e me esforçando por restaurar a autoestima dos alunos.O aprendizado do inglês é, para muitos, uma experiência traumática. Éimportante para a maior parte das profissões e muitos não conseguemaprender. Por incrível que pareça, no tocante a metodologia do ensinodo inglês para leitura, tudo o que é preciso ser dito, é transmitidona primeira aula. Todas as outras aulas são empregadas reforçando osconceitos e principalmente, tentando convencê-las de que são capazes deaprender qualquer coisa que queiram.

Tony Buzan, o criador do método de aprendizado chamado "Mind Mapping", ou "Mapas Mentais", afirma:

Na escola, passei milhares de horas aprendendo matemática. Milhares dehoras aprendendo linguagem e literatura. Milhares de horas em ciências,geografia, e história. Então me perguntei: quantas horas passei aprendendocomo minha memória funciona? Quantas horas passei aprendendo como meusolhos funcionam? Quantas horas aprendendo como aprender? Quantas horasaprendendo como o meu cérebro funciona? Quantas horas aprendendo sobrea natureza de meu pensamento e como ele afeta meu corpo? E a resposta foi:nenhuma, nenhuma, nenhuma, nenhuma.

Para reforçar o título deste artigo, veja o que Tony Buzan tem a dizer a respeito de nosso cérebro:

Seu cérebro constitui-se de um trilhão de células. Cada célula cerebralassemelha-se ao menor e fenomenalmente mais complexo polvo. Ele possui umcentro, tem várias seções e cada seção possui muitos pontos de conexão. Ecada uma dessas bilhões de células cerebrais é, muitas vezes, mais potentee sofisticada do que a maioria dos computadores atualmente existentesno planeta. Cada uma dessas células cerebrais conecta ou abraça, emum certo sentido, dezenas de milhares a centenas de milhares de outrascélulas. E elas emitem informação nos dois sentidos. O cérebro tambémjá foi chamado de tear encantado, o objeto mais extraordinariamentecomplexo e bonito que existe. E cada pessoa possui um.

Existem no mundo inteiro, diversas iniciativas bem sucedidas e comprovadasde aumento da capacidade humana de aprender. O que estas iniciativastêm em comum é um olhar interno para o ser humano, entendendo suasmotivações, os fatores que nos levam a ter um melhor desempenho e tudoo que tradicionalmente não nos ensinam na escola, universidade ou ondequer que seja.

Referências

  • Revolucionando o Aprendizado, Gordon Dryden e Jeannette Vos, Editora Makron -- Este livro é uma leitura indispensável para os interessados em ter uma visão geral sobre as novas e revolucionárias técnicas de aceleração do aprendizado.
  • Revista Vencer, Ano III, nº 27 http://www.vencer.com.br Este exemplar da revista Vencer traz uma reportagem sobre os mapas mentais, de autoria de Tony Buzan
  • Buzan Center for Business @@ Home page de Tony Buzan, a partir da qual se pode acessar online alguns documentos sobre a filosofia de aprendizado desenvolvida pelo autor.
  • Introduction to Mind Maps - Texto, em inglês, de autoria de Vanda North, também sobre os mapas mentais.
comentários

 

[ Retornar ao Índice ]

Mapa do Portal

mapabeta

\"Retornar