;
Acesso direto ao conteúdo

Coleção de Artigos "Saúde e Bem-Estar"

 

Problemas dos Tempos Modernos

© Prof. Esp. Walter Soares de Freitas Filho

Graduado em Ed. Física pela Puc Campinas
Pós Graduado em Musculação e Condicionamento Físico pela Fmu - São Paulo
Tel: 19 8116.3469

Quando Deus criou o homem, ele o fez com o porte físico para vencer as necessidades pelas quais ele passaria. O homem foi criado com o corpo robusto e apropriado para caçar o seu alimento, nadar, subir em árvores para procurar comida e se proteger dos seus predadores, escalar montanhas. Resistente o bastante para correr e percorrer grandes distâncias em busca de alimento e segurança. No começo da vida tudo era muito difícil. Era preciso antes de mais nada lutar pela sobrevivência.

Com a evolução, o homem passou a se preocupar com seu físico, a partir do momento que ele viu seu território ser ameaçado por outras tribos. Surgiram então os primeiros combates entre seres humanos. Venciam os mais fortes, os mais resistentes e os mais sábios. O conjunto fazia o vencedor. E foi assim por muitos séculos.

Nos tempos atuais onde tudo é automatizado (escadas rolantes, controle remoto, vidro elétrico, direção hidráulica, etc) e ainda por cima fartura em comida, a vida do homem mudou muito. Começaram a aparecer os primeiros problemas da vida moderna. As doenças relacionadas a obesidade são inúmeras. Podemos citar alguns exemplos: colesterol alto, hipertensão arterial, perda de desejo sexual, diabetes, e ai vai. Sem contar nos problemas posturais. Pois a sobrecarga nas articulações do corpo faz com que o organismo encontre uma forma de compensação.

Gostaria de deixar bem claro que hipertensão, diabetes, problemas posturais, colesterol alto não é coisa só de pessoas obesas, mas de pessoas sedentárias.

Um alerta aos pais, crianças obesas serão adultos obesos. E tudo que seu filho come é responsabilidade sua e de mais ninguém. Se seu filho fica o dia inteiro no computador ou no vídeo game, a culpa é sua.

Um dos principais traumas do mundo moderno, mas não só dos internautas, é a chamada LER (lesões por esforço repetitivo). Não só pessoas que trabalham no computador por um grande tempo sofrem disso. Operários que fazem movimentos repetitivos também sofrem com este tipo de problema.

E ao contrário do que muitos imaginam, o tratamento é simples. Em alguns casos quando o processo inflamatório está muito adiantado, é preciso, em primeiro lugar, a fisioterapia. Após a esta etapa com o fisioterapeuta, entra o educador físico. Com um programa de fortalecimento em pouco tempo os sintomas desaparecem.

Mas a atividade física é necessária principalmente na prevenção. Nosso corpo precisa de esforço. Ele necessita de movimento. Foi feito para tal. Assim como a alimentação. Se você se alimenta corretamente e pratica alguma atividade física, suas chances de adoecer são muito remotas.

Portanto mexa-se. Cuide-se para que você possa aproveitar os prazeres da vida. Para que sua vida seja mais longa. Para que na sua velhice você não fique na dependência de seus filhos para realizar as tarefas simples do seu dia dia. Organize-se. A falta de tempo não é desculpa pra ninguém. De que adianta trabalhar feito um louco, ganhar dinheiro e não aproveitá-lo depois.

A tecnologia é fundamental para nossa vida, mas saiba usá-la. Para as pessoas que passam horas no computador ai vai uma dica: alongue-se antes, durante, e depois. Faça pausas, caminhe um pouco. Há casos em que as pessoas se esquecem até de beber água. Um caso gravíssimo, pois quando desidratamos o sangue fica mais denso e o coração encontra maior dificuldade para bombea-lo. As conseqüências desse esquecimento podem ser fatais ao longo dos anos. Cuide do seu corpo! Você tem tudo a ganhar. mexa-se!

comentários

 

[ Retornar ao Índice ]