;

COACHING

Processo de Desenvolvimento de Competências

O que é:

É uma metodologia simples, eficaz e bastante estruturada para expandir a consciência e aumentar a iniciativa e capacidade de realização das pessoas. Funciona através de uma aliança entre Coach (consultor) e Coachee (o participante) que o fortalece, o prepara e o incentiva a tomar decisões e agir para alcançar metas e objetivos de qualquer natureza. É um método especialmente valioso de desenvolvimento pessoal e aprendizagem de competências emocionais (auto-consciência, auto-gerenciamento, motivação, percepção do ambiente e de outras pessoas, gerenciamento do ambiente, de relacionamentos e de outras pessoas).

Conceitualmente o processo de coaching é direcionado ao futuro e seu alvo principal é o desenvolvimento das competências necessárias para a realização de metas e objetivos, diferente de processos terapêuticos nos quais se busca a solução de problemas do passado. Essa abordagem pode ser compreendida mais facilmente quando comparada à aliança de sucesso entre um técnico desportivo e um atleta: o técnico dá o suporte e cria as condições necessárias para que o atleta busque e alcance suas metas e desafios.

Objetivos:

Preparar e aparelhar o indivíduo para se organizar e se focalizar em seus sonhos e objetivos (pessoais, profissionais ou de desenvolvimento de competências) através de um processo de aprendizado estruturado de questionamento, apoio e oferecimento de feedback realista desenvolvido a partir da aliança com um consultor especialista no processo de coaching. Oferecer condições para que o participante possa assumir a responsabilidade pela sua própria vida, carreira e processos de aprendizagem, até que ele obtenha autonomia e conhecimento do processo a ponto de prosseguir sozinho em seus empreendimentos.

Roteiro Básico:

  1. Autoconsciência: identificação de sonhos, visão e missão, hierarquia de valores e condições atuais;
  2. Identificação de objetivos, metas estratégicas e competências a serem desenvolvidas no processo;
  3. Definição de passos e procedimentos e construção de planos de ação para alcançar os objetivos;
  4. Planejamento de planos de contingência e táticas para enfrentamento de obstáculos;
  5. Definição de tarefas, superação de adversidades e gerenciamento de pensamentos e emoções negativas;
  6. Mecanização de competências emocionais e estratégias de aprendizagem.

Quem deve se submeter ao processo:

Executivos e pessoas que desejem estabelecer uma aliança e obter apoio para definição e concretização de objetivos e metas de uma forma rápida, simples e bastante estruturada, nas áreas de aprendizagem, desenvolvimento pessoal ou profissional.

Coaches:

Walther Hermann Kerth

Viviani Bovo

Quantidade de participantes:

Trabalho individual ou em grupos com objetivos comuns

Características das sessões:

presencial, por telefone ou Skype

Carga horária:

estimativa prévia de 10 reuniões de 1 hora por competência

Saiba mais sobre as opções de Coaching do IDPH

Mais informações: Agenda de eventos, investimentos, locais.

Inscrições: clique aqui