;

Introdução aos MAPAS MENTAIS

Educação à Distância na Plataforma MOODLE

O que é:

É um curso introdutório sobre os MAPAS MENTAIS no formato Educação à Distância destinado a pessoas que queiram recursos para ler e compreendê-los num curso período de tempo.

Os MAPAS MENTAIS constituem um método gráfico de gerenciamento de informações que melhora o desempenho da memória, contribui para o aguçamento do raciocínio e o desenvolvimento da inteligência.

Veja vários mapas e mais detalhes no site MAPAS MENTAIS.

    Saiba mais

    • Leia mais sobre o assunto em ARTIGOS;
    • Baixe alguns conteúdos, software gratuito e capítulos do livro "MAPAS MENTAIS - Enriquecendo Inteligências" em DOWNLOADS;
    • Assista aos vídeos sobre o assunto em PALESTRAS;
    • Receba gratuitamente vários conteúdos sobre o desenvolvimento de inteligências cadastrando-se na newsletter POTENCIAL HUMANO.

Objetivos:

Disponibilizar para profissionais de quaisquer áreas, pesquisadores e estudantes de quaisquer níveis os conhecimentos essências sobre leitura e compreensão de mapas mentais, além de algumas reflexões sobre aprendizagem acelerada.

Resultados mais Comuns:

  • Melhora da estruturação de textos, apresentações e discursos;
  • Melhora da habilidade de gerenciar informações e conhecimentos;
  • Melhora da performance da memória e da taxa de absorção em aulas, reuniões e negociações;
  • Principais benefícios: maior criatividade e motivação e melhora de concentração.

Programa:

  1. Regras de elaboração e leitura de mapas mentais;
  2. Classificação de informações e a estruturação dos mapas mentais;
  3. Estimulação do cérebro e utilidade dos mapas mentais;
  4. Exemplos de mapas mentais (galerias) ;
  5. Softwares para elaboração de mapas mentais.

A quem se destina

  • Professores, palestrantes, profissionais e líderes que queiram um curso rápido para conhecer as potencialidades dos mapas mentais;
  • Estudantes de todos os assuntos que necessitem de melhores recursos para aprender e reter informações além de organizar seus sistemas de estudo e melhorar o desempenho em provas.

Tutores Mediadores

Walther Hermann Kerth

Viviani Bovo

Carga horária estimada de atividades:

6h (seis horas)

Duração do Curso:

10 dias (dez dias)

Mais informações: Agenda de eventos, investimentos, locais.

Inscrições: clique aqui

Uma grande mudança de paradigma

O estilo de pensamento desenvolvido dentro do nosso modelo educacional tradicional privilegia a razão e o encadeamento lógico próprio dos textos acadêmicos - funções desempenhadas com facilidade pelo nosso hemisfério cerebral esquerdo. Porém, pensadores como Einstein ou Leonardo da Vinci possuíam, outras estratégias de gerenciamento do conhecimento também, haja vista os seus manuscritos, repletos de ilustrações, esquemas, desenhos e símbolos.

Metaforicamente, você pode compreender aqueles que se utilizam somente da razão e da lógica para processar o conhecimento como se fossem pessoas que andam com apenas uma das pernas! Evidentemente muitos destes se especializaram nisso, e tornaram-se muito hábeis. Se pensarmos naqueles colegas de escola ou de trabalho que tinham ou têm excelente desempenho de aprendizagem e memória, e que, no entanto, parte deles, não pertence ao grupo dos mais estudiosos ou dedicados, lembramos sempre de uma pergunta: “Qual é a diferença que faz a diferença?”. Para muitos a resposta aponta para uma diferença no Q.I. (quociente de inteligência), porém não consideram a possibilidade de desenvolvê-lo, como propõem algumas das teorias mais modernas sobre a inteligência.

A boa nova é que é possível desenvolver a inteligência! E mais, também é possível aprender estratégias de processamento de informações que nos dêem a possibilidade de desenvolvermos a criatividade, a memória e a capacidade de resumir informações. Parte dessas competências estão associadas ao processamento do hemisfério cerebral direito, pouco treinado em nosso modelo educacional tradicional, e que, portanto, em nossa analogia, mais se parece com a outra perna atrofiada por falta de uso ou aplicação.

Assim, o desenvolvimento de novas formas de pensar e de gerenciar informações pode ser a diferença que faz a diferença na sua forma de elaborar relatórios, escrever livros, tomar nota de palestras, planejar ou apenas despertar parte de um potencial adormecido de nosso cérebro.

Mais informações em:

Mapas Mentais

Mapas Mentais - Uma Brincadeira de Crianças

Focalizando sua Mente - Autocinética

Download de capítulos do livro MAPAS MENTAIS