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PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental

Formação de Mediadores

O que é:

O PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental é uma metodologia utilizada em mais de 100 países destinada a recuperar ou desenvolver competências cognitivas, isto é, os recursos de exploração e conhecimento da realidade. Esta abordagem possibilita o desenvolvimento da inteligência, a motivação intrínseca e a conquista de autonomia em processos de aprendizagem: "APRENDER a APRENDER".

O programa de Formação de Mediadores do PEI é um conjunto de três treinamentos cognitivos, estruturado em 21 instrumentos divididos em três módulos de 80 horas, que desenvolvem e treinam as dimensões do processo cognitivo de alto desempenho (entrada, processamento e saída):

  1. PEI Básico: sete instrumentos destinados a crianças e indivíduos não alfabetizados;
  2. PEI Standard 1: sete instrumentos destinados a adolescentes, jovens e adultos alfabetizados;
  3. PEI Standard 2: sete instrumentos destinados a adolescentes, jovens e adultos alfabetizados;

Deve ser aplicado sempre de forma mediada permitindo ao indivíduo aplicar, transferir e generalizar os conhecimentos adquiridos em situações diversas. Foi desenvolvido pelo Prof. Reuven Feuerstein e sua equipe, em Israel, sendo destinado a corrigir funções cognitivas deficientes e potencializar a capacidade de aprendizagem.

Serão conferidos Certificados reconhecidos pelo Instituto Feuerstein de Israel.

Objetivos:

Criar no participante condições emocionais, afetivas e motivacionais que o(a) possibilitem-no conhecer e se apropriar de seu próprio processo de aprendizagem.

Necessidades atendidas:

  • Treinamento de educadores de quaisquer conteúdos na filosofia do Aprender a Aprender e da mediação;
  • Desenvolvimento de treinadores e instrutores de universidades corporativas;
  • Enriquecimento do repertório de recursos de psicopedagogos e profissionais da área educacional em geral;
  • Complementação de formação para Terapeutas cognitivos e coaches que busquem métodos de intervenção cognitiva.

Benefícios:

  • Desenvolvimento da inteligência, senso crítico e maturidade cognitiva;
  • Controle da impulsividade e redução dos efeitos indesejados do "fazer sem pensar" e do "fazer sem planejar".

Resultados mais Comuns:

  • Recuperação de funções cognitivas deficientes para adultos e crianças;
  • Desenvolvimento do senso crítico, da atenção, do discernimento e da automotivação;
  • Recuperação ou desenvolvimento do senso de orientação espacial;
  • Construção da capacidade de raciocínio;
  • Apropriação de estratégias de busca sistemática de informações e análise de problemas;
  • Maior flexibilidade, assertividade, poder de análise e de síntese;
  • Enriquecimento das estratégias de planejamento e de controle de falhas;
  • Recuperação da autonomia em processos de aprendizagem e estudo.

Metodologia de apresentação:

Destinada ao treinamento de adultos, inclui exposições teóricas, mediação, reflexões, vivências, exercícios mentais e emocionais, tanto individuais como e em grupos, desafios, analogias e comparações, simulações e discussões de casos.

Certificação:

Serão conferido certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados, emitido pelo Feuerstein Institute (antigo International Center for the Enhancement of Learning Potential – ICELP).

Programas:

  1. PEI Básico:
    • O Programa de Enriquecimento Instrumental – Básico (PEI-Básico) é uma extensão do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), que vem sendo usado mundialmente em diversos contextos educacionais, há mais de 45 anos. Os instrumentos do PEI-Básico foram elaborados por Rabi Rafi Feuerstein e também estão baseados na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Metodologia da Mediação. Permite ao profissional mediar o desenvolvimento cognitivo da criança, não alfabetizada, portadora de necessidades especiais e/ou com dificuldade de aprendizagem, estimulando-a e ajudando-a potencializar sua capacidade de adquirir e gerar novos conhecimentos.

      Instrumentos Trabalhados: Orientação Espacial Básico, da Empatia à Ação, Identificando Emoções, Três Canais de Atenção, Organização de Pontos Básico, de Unidade à Grupo, Comparando para Descobrir o Absurdo.

      • Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural;
      • Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada;
      • A Natureza da Experiência de Aprendizagem Mediada;
      • Inter-relações dos instrumentos do PEI-B;
      • Planejamento das Aulas;
      • Aplicação Prática.

  2. PEI Standard 1:
    • O PEI centra-se em crenças fundamentais. A mais importante é a da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, segundo a qual, é possível desenvolver o potencial de inteligência. Não se trata de modificar, no sentido de mudar um comportamento, mas sim, flexibilizar a estrutura cognitiva do organismo, para devolver-lhe a autonomia de pensar e se desenvolver, mais além do diagnóstico. Foi desenvolvido pelo Prof. Reuven Feuerstein e equipe, em Jerusalém, a partir das experiências com imigrantes após a segunda guerra mundial.

      Instrumentos Trabalhados: Organização de Pontos, Comparações, Percepção Analítica, Orientação Espacial I, Ilustrações, Categorização e Orientação Espacial II.

      • Introdução à teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada;
      • Análise das funções cognitivas deficientes em populações normais e com necessidades especiais;
      • Critérios e princípios de mediação;
      • Objetivos principais e secundários da aplicação educacional e clínica do programa de PEI;
      • Bases teóricas da Modificabilidade Cognitiva Estrutural;
      • Experiência de Aprendizagem Mediada;
      • Critérios de Mediação;
      • Operações Mentais e Funções Cognitivas;
      • Mapa Cognitivo;
      • Programação de atividades didáticas.

  3. PEI Standard 2:
    • Suas tarefas despertam no indivíduo condições emocionais, afetivas e motivacionais que o possibilite "aprender a aprender", ou seja, a conhecer o seu próprio processo de aprendizagem.

      Neste nível trabalha-se com instrumentos que exigem níveis maiores de complexidade e abstração. Suas tarefas centram-se nos três componentes de uma interação: o mediado, o estímulo e o mediador, com o objetivo de aumentar a eficácia do processo de aprendizagem.

      Possui como pré-requisito a graduação completa e certificação de aplicador no PEI Standard 1.

      Instrumentos Trabalhados: Progressões Numéricas, Relações Temporais, Instruções, Relações Familiares, Relações Transitivas, Silogismo, Desenho de Padrões.

      • Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural-TMCE;
      • Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada- EAM;
      • Perfil do Mediador;
      • Diferença Cultural e Privação Cultural;
      • Fatores distais e proximais;
      • Funções Cognitivas Deficientes;
      • Funções Cognitivas Eficientes;
      • Mapa Cognitivo;
      • Operação Mental.

Quem deve participar:

  • Educadores de quaisquer conteúdos que desejem treinamento na filosofia do "Aprender a Aprender" e da mediação;
  • Treinadores e instrutores de universidades corporativas ou pessoas que lidem com a criação de jogos e treinamentos que queiram desenvolver-se nos princípios da mediação de aprendizagem;
  • Psicólogos, psicopedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, orientadores educacionais, especialistas da educação infantil, professores e profissionais da área educacional em geral que busquem enriquecer seu repertório de recursos educacionais;
  • Terapeutas cognitivos e coaches que precisem de métodos de intervenção cognitiva;
  • Pessoas que necessitem melhorar sua própria performance em processos de aprendizagem;
  • Pais e responsáveis de crianças e jovens que necessitem de grande estimulação para aprender.

Treinadora Certificada:

    Teresa Pereira:

    Pedagoga clínica, educacional e consultora facilitadora em empresas há mais de 20 anos; treinadora avançada do Programa de Enriquecimento Instrumental do Dr. Reuven Feuerstein de Israel [níveis básico, I, II, e Tátil], especialista em Mediação Cognitiva de designer de treinamentos e cursos para adultos.

Quantidade de participantes:

    30 vagas por turma

Carga horária:

    80h (oitenta horas) por módulo

Mais informações: Agenda de eventos, investimentos, locais.

Inscrições: clique aqui

Saiba mais sobre o PEI em:

  1. Artigo sobre o PEI da Dra. Ana Maria Martins de Souza;
  2. Entrevista com Meir Ben-Hur;
  3. Entrevista com Meir Ben-Hur;
  4. Entrevista com Meir Ben-Hur;
  5. Entrevista com Meir Ben-Hur;
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  9. Entrevista com Meir Ben-Hur;