Oportunidade para alunos de escolas públicas: Grátis - Curso introdutório de Mecatrônica com professores da Poli-USP

Por Walther Hermann

Data de Publicação: 18 de Maio de 2015

A Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM) ocorre durante uma semana e tem como público alvo alunos do 3° ano do ensino médio ou técnico e alunos que estão em cursinho pré-vestibular.

Já pensou ter uma vivência de um dos melhores cursos de Engenharia da América Latina, na maior universidade do país? Já pensou poder vivenciar o mesmo ambiente de um estudante de Engenharia, poder ter ideia do que é a Engenharia Mecatrônica e também poder aprender sobre disciplinas dela? Com a Escola avançada de Engenharia Mecatrônica, isso tudo é possível! E o melhor: você não precisa estudar que nem um louco pra passar nas duas fases FUVEST, nem precisa pagar nenhum tipo de inscrição! Exatamente! Você não precisa entrar na USP (mais especificamente, na Poli) para poder ter uma ideia do que um engenheiro mecatrônico faz. Basta você estar no terceiro ano do Ensino Médio ou no Cursinho, e é claro, ter interesse sobre a área.

O curso ocorre por uma semana durante as férias escolares (não tem desculpa pra não vir), e durante o dia inteiro ocorrem diversas atividades, como matérias lecionadas por professores da poli e elaboração e montagem de projetos. As matérias lecionadas englobam as disciplinas abordadas no curso de Engenharia mecatrônica, desde resistência dos materiais, passando por matérias mais específicas como eletrônica, programação, elementos de máquinas, tudo isso culminando na elaboração de um projeto durante toda a semana.

As aulas ocorrem das 8:00h às 21h15, mas não precisam se preocupar com o horário nem com a alimentação, pois o alojamento e boa parte das refeições estão inclusas. O curso ocorre do dia 05/07 (domingo) até o dia 12/07.

O curso é inteiramente gratuito, e o que está incluso são apostilas, alojamento (se você precisar caso venha de outra cidade ou estado) almoços e jantares de segunda à sexta e almoço de sábado.

Eventuais custos para os não residentes na Grande São Paulo: Cafés da manhã de segunda a sábado, os jantares do primeiro domingo e do sábado e o almoço do primeiro domingo (na região do Butantã é fácil encontrar lanchonetes, bares e restaurantes com preços módicos).

O curso é organizado pelo PET - Mecatrônica (Programa de educação tutorial). O PET visa promover o desenvolvimento do ensino, pesquisa, e extensão dentro da universidade, de tal forma que os alunos possam vivenciar mais sobre o que é mecatrônica, por meio de projetos que buscam essa integração dentro da universidade. Por meio do EAEM, o PET tenta difundir o conceito do que é Engenharia nas escolas, sobretudo Engenharia Mecatrônica, de tal forma que os alunos passem a se interessar mais por essa área.

VAGAS LIMITADAS - INSCRIÇÕES ATÉ 24/05

Se você se interessou, não perca tempo! Se inscreva no site http://sites.poli.usp.br/pmr/pet/projetos_eaem.asp.

Mas ainda tem tempo!! Caso gostou do PET-Mecatrônica e queira saber mais, é só acessar o site http://sites.poli.usp.br/pmr/pet/ e também pode curtir a página do facebook (https://www.facebook.com/petmecat).

»» Retornar ao índice de notícias