;
Acesso direto ao conteúdo

Transformando-se: Bloqueios

 

Ansiedade

© Eliana Camargo Azevedo, Psicóloga

A ansiedade tem sido observada como um grande problema nos tempos atuais. Corremos atras de qualquer formula capaz de eliminar, fazer desaparecer, o mais rápido possivel seus sintomas. Na verdade os sintomas exigem que façamos mudanças em nosso comportamento. Alguns nos impedem de fazer coisas que desejamos ou nos obriga a fazer aquilo que não gostariamos. Deste modo se entendermos a voz dos sintomas, teremos a chave para o entendimento do que eles querem de nós.

Todos nós frente a determinada situação podemos ficar ansiosos. Um jovem antes de seu exame, ou antes do primeiro encontro amoroso poderá queixar-se de palpitaçóes, insônia, boca seca, estes são sinais que lhe colocam em alerta, permitindo que ele mantenha sua atenção redobrada e tome decisões adequadas para lidar com a situação, isto é natural.

Quando isto se torna um problema?

Ocorre quando a pessoa se sente paralizada,não se sente capaz de enfrentar as situações ameaçadoras. Pode ocorrer repentinamente ou em momentos onde não existe ameaça. A intensidade e duração devem ser observadas, pois a queixa é ligada a sensação de angústia,medo, bem como sensações físicas como: sudorese, falta de ar e fadiga.

A situação a ser enfrentada passa, porém os sintomas continuam por semanas ou meses, este é um sinal importante. Precisamos nos lembrar que antes de um problema se manifestar no corpo como sintoma ele se apresenta na psique como um tema. Se olharmos para os sintoma como oportunidade de auto conhecimento, iriamos além do desejo de simplesmente eliminá-lo do aspecto físico, aprenderiamos mais com ele e nos abririamos ao nosso lado psicológico. Apenas conter um sintoma é pedir que ele se torne mais forte e poderoso e ele usará de todos os esforços para continuar se manifestando das mais diferentes formas nos desafiando a ouvi-lo com atenção.

comentários

 

[ Retornar ao Índice ]

Mapa do Portal

mapabeta

\"Retornar