;
Acesso direto ao conteúdo

Transformando-se: Bloqueios

 

Procrastinação

© Eliana Camargo de Azevedo, Psicóloga

"Nunca deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Você certamente já ouviu esta frase e já "empurrou com a barriga" alguns dos seus compromissos, entretanto para certas pessoas isto se torna um hábito, prejudicando aspectos diversos de sua vida.

Procrastinação se refere ao adiamento de uma ação, trazendo muitas vezes sensação de culpa e vergonha, problema que leva inúmeras pessoas a pedir ajuda psicológica.

O individuo que adia ou foge dos seus compromissos e tarefas, busca uma tranqüilidade temporária, sensação ilusória que é seguida de pensamentos recorrentes de cobrança. A situação adiada parece potencializar, você lembra constantemente da tarefa adiada, permanecendo em um dialogo mental onde dá desculpas a si mesmo para continuar adiando.Temos deste modo um circulo vicioso e como conseqüência ansiedade, podendo gerar problemas físicos.O procrastinador pode ser visto como preguiçoso, inconseqüente, irresponsável e comprometer seus relacionamentos bem como sua auto estima.Muitos são perfeccionistas e exigentes, gastando tanta energia na execução de uma simples tarefa que acabam por adia-la, mesmo sendo indivíduos fortemente responsáveis e capazes.

Se este comportamento tem trazido prejuízos para sua vida faça a si mesmo algumas perguntas:

  • O que especificamente estou evitando?
  • Quem sou eu quando evito?
  • Do que tenho medo ou com qual parte em mim não quero entrar em contato?
  • Quero resolver isto ou tenho ganhos secundários?

Descubra mais sobre você. A energia gasta em adiar poderá ser canalizada para aspectos importantes de sua vida e com certeza trazer maior equilíbrio emocional.

comentários

 

[ Retornar ao Índice ]

Mapa do Portal

mapabeta

\"Retornar