Sugestões para escolher o próximo curso de idiomas

© Walther Hermann Kerth

Quando você for se matricular no próximo curso de inglês, ou mesmo outros idiomas, é interessante que você saiba do seguinte:

  • Em torno de 80% a 90% das pessoas que estão freqüentando um curso tradicional de línguas estrangeiras, nesse exato momento, não vão sair falando o idioma que desejam! Se você não acredita nessa estatística, comece a perguntar para todas as pessoas que conhece: quantas estudam ou estudaram e quantas verdadeiramente falam! Isso é verdade até para alunos de letras de nível superior!
  • Em torno de 80% a 90% das pessoas que falam um idioma estrangeiro qualquer, não o aprenderam sentados num banco de escola. Alguns deles freqüentaram cursos também, mas não foi o conteúdo das escolas que lhes garantiram sucesso na empreitada de dominar o idioma. Todos eles possuem um forte componente de autodidatas, sendo que grande parte deles utilizava as lições da escola para obter algum conhecimento diretamente na língua em questão. Muitos deles nunca freqüentaram escolas de idiomas, eram apenas adolescentes, apaixonados por algum grupo de rock e, no intuito de saberem mais sobre seus ídolos e cantarem suas músicas, superavam o desafio de aprender o idioma! Se não acreditar nisso, faça a pesquisa pessoalmente.

Portanto, se quiser verdadeiramente aprender a falar um idioma estrangeiro, saiba que será muito mais fácil se encontrar algum conteúdo de estudo de seu interesse que esteja escrito, cantado, narrado, etc, nesse determinado idioma.

Além disso, ao procurar uma nova escola para estudar, negocie com o coordenador ou gerente da escola a possibilidade de assistir uma ou duas aulas nas turmas do último estágio desse método: mesmo que você não saiba nada desse idioma! Isto é, comece pelo fim, para descobrir para onde estará caminhando!

Ao assistir essa aula (caso exista alguma turma do último estágio em andamento), observe se os alunos se comunicam com desenvoltura – não apenas utilizando-se de frases prontas; note se a expressão deles, ao utilizarem- se do idioma para se comunicarem, é de satisfação e é descontraída; preste atenção se realmente dominam a comunicação nesse idioma. Em caso de mais de 50% da turma possuírem esse domínio do idioma, saiba que se você concluir o curso no qual está se inscrevendo, você fará parte dessa estatística, portanto pode se matricular!

Porém, se menos da metade da turma conhecem aquilo a que se propuseram, saiba que se você se inscrever nessa escola, também fará parte dessa estatística de insucessos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *