Apresentação

Apresentação

Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano [IDPH] é uma empresa de treinamento e educação de adultos motivada e empenhada em atender as necessidades de desenvolvimento e amadurecimento da nossa cultura organizacional e educacional.

IDPH disponibiliza um conjunto de recursos [palestras, seminários, treinamentos, coaching, mentoria e aconselhamento] que buscam estimular os participantes a assumirem a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, apresentados numa linguagem acessível que vincula as motivações pessoais à iniciativa e ao desenvolvimento profissional. Dessa forma, em geral, os participantes despertam para o interesse de prosseguir em seus processos de amadurecimento em várias dimensões de vida, desde o refinamento de suas competências profissionais até a melhora da qualidade de vida.

Com atuação focada no profissional ou na empresa, somos essencialmente um empreendimento de iniciativa no campo da educação, aprendizagem e comportamento de adultos.

IDPH ainda cultiva vínculos de parcerias com palestrantes de alta performance e treinadores internacionais, promovendo seus eventos no Brasil e, através de editora própria, publicando seus trabalhos em nosso país.

Buscamos a excelência em nossas práticas e agimos de modo sistêmico para auxiliar pessoas e empresas em seus projetos de mudanças e desenvolvimento. Entenda-se por agir de modo sistêmico compreender todas as implicações que uma mudança pode acarretar ao sistema no qual um indivíduo, um departamento, uma unidade de negócios ou uma organização estão inseridos, zelando assim pelo bem estar de todos para que a reação à mudança não seja um obstáculo a ela, favorecendo a evolução de todos com o processo vivido.

O principal diferencial do IDPH é a habilidade de integrar técnicas e conhecimentos advindos de várias correntes modernas de pesquisa sobre comportamento e neurociênia para aumentar o desempenho em processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências, buscando o melhor retorno sobre investimento possível.

A diversidade de metodologias e recursos somada à flexibilidade e à maestria na aplicação é o que garante resultados profundos, rápidos e significativos.

Atividades

Atentos às emergentes necessidades de desenvolvimento e de adequação da nossa cultura organizacional à Era do Conhecimento, oferecemos os seguintes recursos de educação, treinamento, coaching e mentoria direcionados ao desenvolvimento estratégico e à melhora de desempenho pessoal, profissional e de equipes:

  • Design de processos educacionais de adultos
  • Processos de descondicionamento e desbloqueio de percepção e aprendizagem
  • Softwares Humanos: estratégias emocionais e recursos comportamentais
  • Desenvolvimento de líderes e alinhamento de equipes
  • Empreendedorismo

Visão

Construir e operar regularmente um centro de treinamento de excelência pessoal e profissional de desenvolvimento de competências em um sítio ou chácara, próximo a algum centro comercial, com infraestrutura de hospedagem e alimentação opcionais em que sejam disponibilizados vários programas educacionais para adultos e jovens melhorarem a performance de aprendizagem e comportamental.

Missão

Contribuir para a construção de um modelo educacional mais moderno e efetivo, baseado no desenvolvimento de competências de aprendizagem e inteligência para gerir conteúdos, com a finalidade de deixarmos um Brasil melhor para as próximas gerações.

Valores

  • Excelência em processos de aprendizagem e conteúdos
  • Disposição e prontidão no atendimento
  • Confiabilidade, Inovação e qualidade nos seminários e treinamentos oferecidos
  • Profissionais altamente qualificados e de excelente desempenho em processos educacionais

Cenário

Num mundo em que o conhecimento se expande muito rapidamente, a sabedoria, a inteligência, a percepção, o discernimento, a habilidade de se fazer distinções, o aprendizado (tanto no contexto individual quanto no contexto coletivo), a intuição, o poder de decisão tornaram-se preciosidades tanto no univeso pessoal quanto corporativo.

Neste cenário, a disposição e a disponibilidade de aprender talvez seja um dos mais importantes valores individuais e coletivos para uma organização que se comporta como um sistema vivo, ágil e criativo. Ter flexibilidade para se adaptar e iniciativa para criar e assumir riscos não são habilidades significativas apenas no âmbito profissional, mas sim, em toda dimensão da existência humana.

Neste processo, vida profissional e vida pessoal podem tornar-se uma unidade, a partir da qual, surge um alinhamento interior e uma força de vontade, comumente conhecida como motivação: a mola mestra da busca humana.

Este é, talvez, um dos possíveis caminhos de elevação da natureza humana na medida em que cria significado para a existência elegantemente expresso na seguinte reflexão: “O anseio interior se expressa numa centena de desejos que, pensam as pessoas, são suas necessidades. Mas a experiência mostra que não são estes os seus desejos verdadeiros, pois ainda que atinjam tais objetivos, o anseio não diminui” (autoria de Rumi, citado em Idries Shah).

Contexto

Acreditamos que ser humano possua uma capacidade ilimitada de aprender rapidamente, a menos que tenha aprendido muitos limites. Efetivamente, grande parte do tempo, um indivíduo gasta aprendendo informações, comportamentos e até idéias que, de um modo geral, já pertencem ao passado.

Desta forma, torna-se imprescindível que, em algum momento de sua vida, passe a questionar os modelos antigos e se disponha a abrir novas e criativas formas de observar o mundo e interagir com ele. Caso contrário, será apenas um mensageiro de conhecimentos, em grande parte, desatualizados.

Os programas de desenvolvimento do potencial humano apresentados nosso Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano têm o objetivo de resgatar possibilidades, recursos e estratégias de percepção disponíveis em nossa mente e ativar habilidades adormecidas em nosso poderoso computador: a mente e o cérebro humanos.

Novos referenciais e paradigmas de percepção e ação têm sido revelados pela ciência, porém o desenvolvimento humano somente tem acompanhado a ciência na medida em que retorna a alguns conhecimentos e verdades atemporais: “Conhece-te a ti mesmo”.

A filosofia central destes programas é baseada no conceito proposto pelo lema “Aprender a Aprender”. Este modelo educacional consiste em deslocar a atenção do aprendiz para as formas mais eficazes de gerenciar a maravilhosa máquina humana e sua impressionante capacidade de aprendizagem.

Dessa forma, o conteúdo daquilo que se aprende, ou seja, o próprio conhecimento, passa a ser menos significativo e mais flexível. Isto quer dizer: saber como aprender é tão ou mais importante que o que será aprendido.

Assim estaremos construindo uma nova educação na qual atitude, motivação, comprometimento, criatividade, percepção, iniciativa e vontade ocuparão lugares mais adequados na hierarquia de valores de nossa cultura e na prática das organizações. Disso emerge uma nova realidade, considerando os segredos de sucesso das novas organizações que aprendem, nestes tempos de caos e profundas transformações das nossas formas de ser, pensar e agir, enquanto construímos nossa compreensão do mundo atual.