CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS Familiares e Organizacionais

O que é

É uma das mais instigantes e controvertidas abordagens de transformação humana do presente, utilizada atualmente em terapia brevíssima, coaching, diagnóstico empresarial e consultoria. Trata-se de um método poderoso e profundo de solução de problemas e expansão de consciência para explorar as representações mentais e emocionais que atuam na vida pessoal, profissional ou corporativa.

Trata-se de um método originalmente sistematizado pelo alemão Bert Hellinger a partir de diversas fontes de estudo cuidadoso do comportamento humano.

“O que é o mais importante para você, as pessoas ou os ideais?”
Pergunta norteadora de decisões de Bert Hellinger,
suas decisões sempre tiveram o foco nas pessoas!

De uma forma ainda insuficientemente explicada pela ciência e pouco compreendida pelos próprios profissionais da área, o método se apoia em fenômenos da comunicação humana para revelar e fazer intervenções em motivações e conflitos inconscientes que frequentemente interferem nas relações humanas.

A quem se destina

Pessoas de qualquer idade que estejam vivendo situações de estresse, depressão, angústia e/ou ansiedade, normalmente acompanhadas das seguintes reflexões:

  • Por que eu fiz tudo pelos meus filhos, e eles não estão bem?
  • Eu tenho tudo para ser feliz e não sou!
  • Por que me sinto culpado quando acontece algo de bom comigo?
  • Eu gostaria de ter um bom relacionamento, mas não consigo!
  • Por que estou sempre repetindo algo que me prometi não fazer novamente? Por que meu negócio ou minha carreira não flui satisfatoriamente mesmo que eu trabalhe tanto?

                                  “O importante para mim sempre foi o crescimento interno”
                                                                                       »»» Bert Hellinger «««

Resultados mais comuns

  • Desarticulação de scripts e reformulação de padrões de comportamento;
  • Identificação de motivações inconscientes profundas;
  • Solução de conflitos em famílias, negócios e objetivos;
  • Desorganização de padrões de dependência química, emocional ou psicológica, entre outros.

Modelos

Alguns dos modelos pragmatistas ou teóricos que explicam parte dos fenômenos observados nas Constelações Familiares são:

  • Panorama Neurossocial e a Psicologia do Espaço Mental do holandês Lucas Derks [Veja  mais abaixo a palestra no 1º Simpósio Brasileiro de Constelações sobre o Panorama Neurossocial e faça o download de dois capítulos do livro publicado em língua portuguesa pela IDPH Editora]: livro pansocial 2 cap gratuitos;
  • Teoria dos Campos Morfogenéticos do biólogo inglês Rupert Sheldrake [Veja mais abaixo um vídeo sobre os Campos Morfogenéticos];
  • Cardiologia da Energia do médico havaiano Paul Pearsall, a Cardioenergética e as abordagens afins [veja abaixo dois vídeos sobre o fenômeno divulgado na internet como Efeito Isaias por Walther Hermann e pelo geofísico norteamericano Gregg Braden].
  • Teoria das Redes [veja  abaixo o vídeo de Augusto de Franco sobre a Teoria das Redes].
  • Nova Medicina Germânica do médico alemão Dr. Ryke Geerd Hamer [veja abaixo o vídeo sobre a Nova Medicina Germânica].

                                                         “Até os 50 anos eu não me sentia pronto”
                                                                                     »»» Bert Hellinger «««

Curso de Formação
Sessões individuais ou em grupo
Reproduzir vídeo

Formatos do Trabalho com Constelações Sistêmicas

    • Coaching de Conflitos com as Constelações Sistêmicas:

São atendimentos individuais com o método das Constelações Familiares destinados à solução de problemas, mudanças de hábitos, redirecionamentos e tomada de decisão. São apresentados em dois formatos mais comuns (Saiba mais…):

      • Sessões de até 3 horas destinadas a trabalhar um único tema (com um profissional);
      • Sessões de 5 a 10 horas para atender múltiplos temas (com dois profissionais).
      • Grupos de Constelações Familiares:

São encontros periódicos em grupos, com pessoas interessadas em se submeter a intervenções terapêuticas, de consultoria ou de diagnóstico, com o método das Constelações Sistêmicas. Esses encontros reúnem potenciais clientes para a experiência, representantes que desejam atuar e/ou contribuir para o processo dos clientes e ouvintes que queiram aprender ou conviver com a prática deste método. Consulte sobre nossa agenda de encontros…

    • Workshops de Constelações Sistêmicas:

É um curso prático de aplicação do modelo das Constelações Sistêmicas (Familiares e Empresariais) de distintas linhagens (fenomenológica de Bert Hellinger, estruturais de Mathias Varga Von Kibéd, Panorama Neuro Social e constelações com figuras). Trata-se de uma das mais poderosas, transformadoras e polêmicas abordagens terapêuticas da atualidade. De uma forma nova e inovadora, essa técnica é capaz de identificar pontos de tensão psicológica ou emocional que condicionam comportamentos humanos obscuros, tais como: conflitos na hierarquia familiar ou organizacional inexplicáveis, ressentimentos ou codependências, relacionamentos destrutivos ou comprometidos e doenças crônicas não solucionadas pelos tratamentos convencionais. Serve ainda para higienizar vínculos em famílias que possuem casos de alcoolismo, suicídio, mortes precoces, indivíduos excluídos, conflitos inexplicáveis, etc. 

    • Treinamentos de Formação Profissional em Constelações Sistêmicas:

É um treinamento completo na abordagem fenomenológica de Constelações Sistêmicas que contempla distintas linhagens. Primeiramente consiste numa profunda experiência de transformação, autoconhecimento, solução de emaranhados pessoais e enriquecimento pessoal, na qual é possível libertar-se de condicionamentos culturais que enfraquecem o indivíduo, permitindo ao participante reconhecer sua natureza e sua condição na família e no mundo (RECONHECER A REALIDADE). Em segundo lugar, consiste em uma formação para atuar profissionalmente como constelador, numa das abordagens terapêuticas mais poderosas, controvertidas e elegantes da atualidade. Saiba mais…

                                              “Ninguém apela para a sua consciência quando faz algo de bom”
                                                                                                                   »»» Bert Hellinger «««

Uma grande mudança de paradigma

Todos nós pertencemos a sistemas (nossa família de origem, nossa família atual, nossa comunidade, nossa empresa, nossa nação) e estamos vinculados a todos que a eles pertencem através de algum tipo de vínculo (AMOR).

Tanto o amor pelo(a) parceiro(a), pelos filhos ou pelos pais, assim como as relações no trabalho estão sujeitas a uma ordem hierárquica conhecida nessas últimas décadas como Leis do Amor.

Esse AMOR, muitas vezes inconsciente, é tão profundo que pode até mesmo dar origem de desordens nas interações e nos relacionamentos, se desrespeitar as Leis do AMOR. Assim, esse AMOR pode gerar doença, caso seja infantil e não respeite as Ordens do Amor, conduzindo-nos ao enfraquecimento, a conflitos e a fracassos; ou ele pode nos trazer força, paz e realizações, caso seja maduro e adulto e respeite tais Ordens.

Por mais que nos esforcemos para que um relacionamento seja feliz ou equilibrado, muitas vezes fracassamos, por desconhecermos as motivações inconscientes mais profundas que governam tais relações.

Através das Constelações Sistêmicas é possível identificar dimensões e motivações inconscientes em conflitos e fracassos, restabelecer a ordem, reconciliar o que esteve separado e conectar-se ao que desperta e ativa a força e direcionamento aos negócios e harmonia, realização e afeto às famílias.

Pequena História das Constelações Familiares de Bert Hellinger

Bert Hellinger, teólogo, filósofo e psicoterapeuta alemão, cujo nome de batismo é Anton Hellinger, nasceu na cidade de Leimen em 18 de Dezembro de 1925. Serviu o exército durante a guerra e, posteriormente, como religioso, adotou o nome de Suitbert de onde veio seu primeiro nome internacionalmente conhecido Bert. Ele foi missionário católico da ordem Marista, de acordo com suas inclinações e motivações desde a infância, atuando parte de sua jornada religiosa na África, durante 16 anos, onde teve seu contato com métodos e práticas de cura de culturas ancestrais africanas para abordar e solucionar conflitos.

Ele não criou as Constelações Familiares, conforme afirma, mas as desenvolveu e as difundiu muito além do que poderia se imaginar, após uma busca extensa de métodos terapêuticos que lhe permitissem exercitar a sua sensibilidade para ajudar pessoas. Assume que grande parte dos impulsos que influenciaram suas escolhas e descobertas nas Constelações Familiares vieram de sua família de origem, seus pais e do ambiente familiar de sua infância, impermeável às influências e pressões do nacional socialismo de Hitler.

O médico J. L. Moreno, criador do Psicodrama já utilizara a experiência do teatro de improviso para dramatizar conflitos psíquicos e relacionais em seu método. Virginia Satir, sensível aos efeitos das dinâmicas das interações familiares sobre os indivíduos, também representara especialmente tais modelos, padrões de comportamentos e relacionamentos em suas esculturas humanas, com a finalidade de modificar traços de personalidade e solucionar conflitos psíquicos, colocando-os em movimentos favoráveis.

                                                             “Crescimento exige resistência”
                                                                              »»» Bert Hellinger «««

No percurso e na busca de Bert Hellinger de enriquecer suas inclinações religiosas de ensinar e ajudar pessoas, até o coroamento de seu método terapêutico, diferentes abordagens deram suas contribuições ou influenciaram seus caminhos:

  • O contato com as culturas africanas, especialmente a comunidade Zulu, despertou a consciência da condição humana de obediência às forças da Natureza;
  • Dinâmica de Grupos dos Anglicanos contribuiu com o diálogo, com a orientação dialógica/fenomenológica e com a valorização da experiência humana individual;
  • Psicanálise de Freud e de outros adicionou uma aguda percepção de símbolos e dos processos de transferência e contratransferência;
  • Terapia do Grito Primal de Janov trouxe o elemento da percepção das experiências corporais para sua abordagem;
  • Gestalt Terapia de Fritz Perls, que conheceu com Ruth Cohen e Hilarion Petzold;
  • Análise Transacional de Eric Bern, que estudou com Fanita English, trouxe-lhe a consciência dos scripts e padrões repetitivos transgeracionais que reconhecemos nas vidas das famílias;
  • As Ordens do Amor do húngaro Ivan Boszormenyi-Nagy, criador da Psicoterapia Contextual, sobre as lealdades ocultas e a necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber nas famílias e as frases curativas que introduziu nas Constelações;
  • Terapia Familiar Sistêmica com Ruth McClendon e Leslie Kadis, onde conheceu as origens das Constelações Familiares que desenvolveria adiante com suas riquíssimas contribuições;
  • O artigo sobre o Triângulo Perverso de Jay Haley despertou-o para a importância da hierarquia nas famílias;
  • Terapia Familiar com Thea Schönfelder;
  • Hipnoterapia Ericksoniana onde desenvolveu sua grande percepção da linguagem não verbal e suas habilidades de elaborar metáforas e contar histórias;
  • Programação Neurolinguística contribuiu várias técnicas efetivas de mudança de comportamentos e com seu foco terapêutico em soluções em vez de problemas;
  • Terapia Provocativa de Frank Farelli;
  • Terapia do Abraço Forte de Irena Precop;
  • Ainda, o amor germânico pela música, a ópera de Wagner e a filosofia de Martin Heidegger não podem ser esquecidas nesse mosaico de influências que deram origem ao método.

As maiores contribuições de Bert Hellinger nos primeiros anos das Constelações Sistêmicas consistiram não na criação de algo completamente novo mas, sim, na integração de várias abordagens que talvez nunca convergissem juntas caso ele não fizesse tal síntese elegante.

                                                         “Acolho em meu coração todos os excluídos”
                                                                                               »»» Bert Hellinger «««

Os desdobramentos atuais, fortemente impulsionados pelo desenvolvimento de sua sensibilidade fenomenológica e pelo gigantesco repertório de experiências e casos desde seu início, são uma obra de grande genialidade, mesmo levando em conta as incontáveis contribuições de seus alunos e seguidores.

Como muitas doutrinas, os anos e as distintas gerações de profissionais, criaram diferentes linhagens de trabalho, algumas até mesmo dissidentes do trabalho original de Hellinger.

Compilada dos livros:

Hellinger, Bert, Simetria Oculta do Amor – Editora Cultrix, 2008.
Hellinger, Bert, Um Lugar para os Excluídos – Editora Cultrix, 2006.
Schneider, Jakob Robert, A Prática das Constelações Familiares – Atman Editora, 2007.

Vídeos

Veja alguns vídeos sobre teorias usadas para explicar as Constelações Sistêmicas:

Panorama Neurossocial  do holandês Lucas Derks [Saiba mais sobre o Panorama Neurossocial e leia dois capítulos do livro publicado em português: livro pansocial 2 cap gratuitos] – palestra ministrada no I Simpósio Brasileiro de Constelações Sistêmicas realizado em 2012 em São Paulo – SP:

Panorama Neurossocial do holandês Lucas Derks – palestra ministrada no XII Congresso Brasileiro de PNL realizado em 2014 em São Paulo – SP:

Teoria dos Campos Morfogenéticos do biólogo inglês Rupert Sheldrake (vídeo em espanhol)

Efeito Isaias

Reproduzir vídeo

Teoria das Redes

Nova Medicina Germânica

                      O passado deve poder ser esquecido no coração”

                                                                      »»» Bert Hellinger «««

Mais vídeos interessantes

Duas entrevistas com o juiz Sami Storch sobre o uso das constelações como método de conciliação de casais em separação ou litígio e uma reportagem do Fantástico:

Efeito Isaias

As ideias do geofísico norteamericano Gregg Braden não tem relação direta com as Constelações Sistêmicas, porém seus vídeos mencionam várias pesquisas interessantes que ajudam a compreender mais sobre a comunicação humana num sentido amplo, incluindo o Efeito Isaías citado anteriormente: