Oportunidades de negócios com mapas mentais

Por Virgílio Vasconcelos Vilela

Novos produtos e serviços

Juntamente com novos produtos vêm muitas oportunidades de negócios e empregos. Foi assim, mais recentemente, como a TV por assinatura, o telefone celular e a internet. É claro que quem chega primeiro aproveita melhor e com mais facilidade as oportunidades.

Os mapas mentais serão uma dessas próximas ondas. Seguem algumas idéias para os novos negócios que virão. Se você tem alguma outra ideia, por favor nos informe.

  1. Espaço publicitário – Mapas mentais constituem uma nova mídia publicitária. As empresas podem anunciar naqueles que estiverem relacionados aos seus negócios ou em caráter institucional. Por exemplo, um mapa mental de intercâmbio estudantil pode conter a publicidade da empresa que cuida disso. Um pré-vestibular pode inserir sua divulgação em mapas mentais escolares.
  2. Divulgação de lojas – Uma loja pode dar mapas mentais aos seus clientes com a sua marca. Por exemplo, uma loja de ternos dá um mapa mental que mostra como dar nós em gravatas. Uma loja de coisas para bebês dá um mapa mental que ensina a fazer massagens nos ditos cujos. Um supermercado ou uma empresa alimentícia pode dar mapas mentais com receitas de cozinha.
  3. Site especializado – Site de mapas mentais focado em um tema ou disciplina, como biologia, geografia, português, inglês, a Constituição. Site de concursos pode ter mapas mentais das matérias. Os mapas mentais poderão ser vendidos ou acessados mediante assinatura, e ainda conter publicidade, como sugerido acima.
  4. Publicação de mapas mentais – Revistas e livros, em geral ou focados em um tema ou público-alvo.
  5. Serviços de elaboração – Empresas e pessoas podem prestar serviços de elaboração de mapas mentais. Por exemplo, uma escola regular ou de idiomas pode encomendar o mapeamento de uma disciplina ou tópico. Uma empresa pode mapear seus conhecimentos, para documentação e treinamento, como fez a Boeing (veja Mapas mentais em ação).
  6. Serviços de desenho – Artistas podem direcionar seu talento para os mapas mentais, prestando serviços de desenho e ilustração de qualidade para um conteúdo fornecido. Os clientes serão provavelmente empresas que sabem que a avaliação começa na apresentação.
  7. Patrocínio de concurso – Haverá concursos variados de mapas mentais, sejam eles feitos à mão, sejam feitos com programa ou ainda artísticos. A empresa que patrocinar um concurso assim estará vinculando sua marca a um produto relacionado à inteligência e com uma conotação de avanço e modernidade.
  8. Análise da estrutura de site – Muitos sites não estão estruturados ou organizados da melhor maneira possível, o que pode confundir o navegante. Faz-se um mapa mental da estrutura atual e assim fica muito fácil ver as oportunidades de melhoria, assim como experimentar novas possibilidades, pela facilidade de movimentação dos tópicos no mapa mental.
  9. Bancos – Distribuir mapas mentais na entrada, para melhor informar aos clientes aonde resolver suas questões, evitando filas enormes e tempo perdido nas mesmas (contribuição de Roberto Abreu)

Tudo isso vai acontecer na medida em que as pessoas se familiarizarem e conhecerem as possibilidades para os mapas mentais. Sabemos que vai acontecer** – só não temos certeza de quando, exatamente.

Curso Básico de MAPAS MENTAIS

O Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano oferece um treinamento prático básico sobre MAPAS MENTAIS no formato Educação à Distância destinado a pessoas que queiram recursos para ler e elaborar mapas mentais num curto período de tempo.

Os MAPAS MENTAIS constituem um método gráfico de gerenciamento de informações que melhora o desempenho da memória, contribui para o aguçamento do raciocínio e o desenvolvimento da inteligência.

É também um excelente suporte para a criação de novos conhecimentos e para o aumento do foco de atenção.

O curso tem uma carga horária de 24 horas, que podem ser distribuídas ao longo de seis semanas, exigindo uma dedicação semanal de apenas 4 horas.

Resultados mais Comuns:

  • Melhora da estruturação de textos, apresentações e discursos;
  • Melhora da habilidade de gerenciar informações e conhecimentos;
  • Melhora da performance da memória e da taxa de absorção em aulas, reuniões e negociações;
  • Principais benefícios: maior criatividade e motivação e melhora de concentração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *