Experiência Somática (Somatic Experiencing)

Trata-se de um método interoceptivo de expansão de consciência destinado à gestão do estresse crônico e pós-traumático que promove rápidos efeitos na autoestima, no autorrespeito, no autocuidado e na autoconfiança, além da redução dos sintomas psicossomáticos. Uma boa analogia para compreender a natureza do processo dentro da Experiência Somática é a possibilidade de “esvaziarmos o copo”, reduzir as consequências da sobrecarga e dos nervos à flor da pele. É especialmente valioso para pessoas que estejam no limite da tolerância e perdem o controle emocional por pouco (o “copo cheio” que transborda a cada “gota de estresse”). Portanto possibilita o desenvolvimento da resiliência.

É uma aboradagem terapêutica breve de cura de trauma desenvolvido por Peter Levine, Ph.D., psicoterapeuta e rolfista norteamericano, que se utiliza dos princípios da Focalização para expandir a consciência e criar maior resiliência emocional e psicológica em pessoas traumatizadas que, via de regra, apresentam sintomas físicos e emocionais tais como: baixa tolerância ao estresse, grande irritabilidade, baixa vitalidade, burn out, sindrome do estresse pós-traumático, pouco entusiasmo, altos graus de ansiedade, sintomas psicossomáticos, falta de atenção, entre muitos outros.

Esta técnica busca o reprocessamento de memórias de experiências de trauma através de uma abordagem essencialmente implícita de reorganização dos impulsos e reações biológicos que não puderam se expressar – devido a diferentes condições, entre elas: controle consciente e inibições culturais das descargas emocionais diante de experiências sobrecarregantes e da expressão de movimentos contidos de agressão ou fuga. Trata-se de uma abordagem essencialmente somática (sensoperceptiva e de movimento) e, portanto, não somente verbal, especialmente efetiva em desativar as memórias de estresse de períodos do desenvolvimento pré-verbais, armazenadas no sistema nervoso.

Texto com depoimento pessoal apresentando a Experiência Somática

Banner científico apresentado no SIMPSE III – 3º Simpósio de Somatic Experiencing

Artigo de Peter Levine, Ph.D., sobre a Experiência Somática (versão em português)

Artigo de Peter Levine, Ph.D., sobre a Experiência Somática (versão em inglês)

Artigo científico de Gina Ross, sobre a aplicação da Experiência Somática (versão em inglês)