Autocinética

Autocinética é uma das técnicas mais modernas, simples e eficazes de meditação natural que foi sistematizada nos últimos anos, pelo antropólogo, psicoterapeuta e cientista norteamericano Bradford Keeney, Ph.D., pesquisador de práticas e culturas tradicionais de cura de todo o mundo, a partir do estudo com a mestra japonesa de Seiki Jiutsu, Ossumi Sensei. A simplicidade, a elegância e a amplitude de situações nas quais essa técnica pode ser utilizada faz com que, muito provavelmente, torne-se um dos mais valiosos métodos de autoexploração e autoconhecimento das próximas gerações.

É bastante comum ouvirmos conselhos de outras pessoas ou dos nossos médicos que devemos diminuir a carga de estresse do dia a dia praticando relaxamentos, exercícios físicos, melhor alimentação, etc… No entanto, todas essas indicações exigiriam muito mais tempo de dedicação, como se o “remédio” fosse feito da mesma substância dos problemas, isto é, para nos vermos livres do estresse, deveríamos fazer ainda algo mais.

Você já deve ter ouvido, inúmeras vezes, as pessoas dizendo: “Se você focar a sua mente, você conseguirá obter os resultados que precisa”. Entretanto, para maioria das pessoas, isso não passa de simples palavras, porque não fazem a menor idéia de como poderiam conseguir isso.

Sendo ao mesmo tempo uma técnica de interiorização dinâmica e de descondicionamento mental, emocional e nervoso, ela possui um impressionante espectro de aplicações: ativação de processos criativos conscientes e inconscientes, redução do estresse, recarga da vitalidade, solução de problemas, cura de males psicossomáticos e expansão de consciência.

O que é a Autocinética?

Bradford Keeney (EUA)

Autocinética é uma simples, rápida e poderosa técnica meditativa de revitalização e de conexão com o organismo baseada no reconhecimento, permissão e cultivo do movimento corporal espontâneo sistematizada pelo terapeuta, ciberneticista e antropólogo norteamericano Bradford Keeney, Ph.D.. De uma forma bem simplificada trata-se do prática livre e do exercício de movimentos automáticos e espontâneos, libertando a inteligência somática do controle cultural e do movimento aprendido, permitindo ao nosso corpo se expressar naturalmente durante alguns minutos por dia.

Estudioso de Tradições de Cura de diferentes culturas humanas, Keeney foi capaz de identificar e extrair das mais efetivas tradições de cura encestrais alguns princípios simples de estimulação dos processos naturais de cura espiritual, psicológica, mental, emocional e corporal. A Autocinética tem potencial para ser o próximo grande movimento meditativo da humanidade pois traz de volta para o ser humano a espontaneidade e a criatividade naturais do organismo humano, sem o rigor e a disciplina exigidas por práticas meditativas tradicionais orientais nem o autocontrole e a manipulação dos métodos ocidentais.

O uso continuado deste método abre espaço para a manifestação e expressão da inteligência armazenada no sistema nervoso e corpo humano ao longo de milhões de anos de evolução de nosso organismo, libertando e trazendo à consciência o mestre interior: o movimento livre.

Artigo: Focalizando sua Mente

0