Mapas Mentais

Mapamento Mental é uma técnica muito eficaz de organização, classificação, hierarquização, síntese, memorização e criação de informações. Sua utilização regular contribui para o desenvolvimento da inteligência enquanto exige o uso coordenado de diferentes estratégias mentais de processamento de informações, atribuídas aos dois hemisférios cerebrais. Portanto é um método de expressão, registro e elaboração gráfica que estimula todo o cérebro, aumentando a concentração, a retenção de informações e a capacidade de identificar novas relações entre informações e criar novos conhecimentos.

Os Mapas Mentais são especialmente úteis para crianças, jovens e adultos que tenham dificuldades de aprender, de memorizar, de sintetizar e/ou de compreender ou explicar informações. A técnica é bastante simples e possui muitos elementos em comum com as competências desenvolvidas no Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) do Dr. Reuven Feuerstein, mencionado anteriormente. As estratégias utilizadas nos mapas mentais são frequentemente aquela diferença que faz a diferença nos estudos e revelam as razões de alguns dos melhores e mais criativos profissionais e estudantes não serem aqueles que mais se esforçam, estudam ou se dedicam.

O que são os Mapas Mentais?

Mapa Mental é um diagrama hierarquizado em forma de árvore de anotação e organização de informações que favorece o aprendizado, desenvolve a inteligência e estimula a capacidade de criar conhecimento. Trata-se de um método bastante simples de registro gráfico de conhecimentos que expande a consciência a ajuda a focalizar a atenção em palestras, aulas, debates, conversas, negociações, assembleias, reuniões, etc.

Incluimos este método nesta apresentação apenas por ele ser mais uma ferramenta útil de expansão de consciência, simples e acessível, em casos de diagnósticos equivocados de distúrbios de aprendizagem.

0