Descrição
COACHING
Processo de Desenvolvimento de Competências
O que é:
É uma metodologia simples, eficaz e bastante estruturada para expandir a consciência e aumentar a iniciativa e capacidade de realização das pessoas. Funciona através de uma aliança entre Coach (consultor) e Coachee (o participante) que o fortalece, o prepara e o incentiva a tomar decisões e agir para alcançar metas e objetivos de qualquer natureza. É um método especialmente valioso de desenvolvimento pessoal e aprendizagem de competências emocionais (auto-consciência, auto-gerenciamento, motivação, percepção do ambiente e de outras pessoas, gerenciamento do ambiente, de relacionamentos e de outras pessoas).
Conceitualmente o processo de coaching é direcionado ao futuro e seu alvo principal é o desenvolvimento das competências necessárias para a realização de metas e objetivos, diferente de processos terapêuticos nos quais se busca a solução de problemas do passado. Essa abordagem pode ser compreendida mais facilmente quando comparada à aliança de sucesso entre um técnico desportivo e um atleta: o técnico dá o suporte e cria as condições necessárias para que o atleta busque e alcance suas metas e desafios.
Objetivos:
Preparar e aparelhar o indivíduo para se organizar e se focalizar em seus sonhos e objetivos (pessoais, profissionais ou de desenvolvimento de competências) através de um processo de aprendizado estruturado de questionamento, apoio e oferecimento de feedback realista desenvolvido a partir da aliança com um consultor especialista no processo de coaching. Oferecer condições para que o participante possa assumir a responsabilidade pela sua própria vida, carreira e processos de aprendizagem, até que ele obtenha autonomia e conhecimento do processo a ponto de prosseguir sozinho em seus empreendimentos.
Roteiro Básico:
- Autoconsciência: identificação de sonhos, visão e missão, hierarquia de valores e condições atuais;
- Identificação de objetivos, metas estratégicas e competências a serem desenvolvidas no processo;
- Definição de passos e procedimentos e construção de planos de ação para alcançar os objetivos;
- Planejamento de planos de contingência e táticas para enfrentamento de obstáculos;
- Definição de tarefas, superação de adversidades e gerenciamento de pensamentos e emoções negativas;
- Mecanização de competências emocionais e estratégias de aprendizagem.
Quem deve se submeter ao processo:
Executivos e pessoas que desejem estabelecer uma aliança e obter apoio para definição e concretização de objetivos e metas de uma forma rápida, simples e bastante estruturada, nas áreas de aprendizagem, desenvolvimento pessoal ou profissional.
Coaches:
Quantidade de participantes:
Trabalho individual ou em grupos com objetivos comuns
Características das sessões:
presencial, por telefone ou Skype
Carga horária:
estimativa prévia de 10 reuniões de 1 hora por competência
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