Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI)

O Programa de Enriquecimento Instrumental é uma metodologia elaborada pelo psicólogo romeno Reuven Feuerstein radicado em Israel. Constitui-se de um conjunto de catorze instrumentos destinados a desenvolver competências cognitivas e estratégias de pensamento, proporcionando ao sujeito experiências de descoberta e reflexão que o induzem a compreender e apreender os seus próprios processos de pensamento e aprendizagem.

Cada um dos catorze instrumentos são conjuntos graduados de exercícios nos quais o indivíduo, com a ajuda de um mediador treinado, elabora e refina suas estratégias mentais, desenvolve o senso crítico, desenvolve a sua concentração, reduz a sua impulsividade, aprende a pensar e a se motivar, além de aprimorar sua capacidade de julgamento, análise, síntese e expressão.

Pesquisas realizadas em vários países revelam que o uso dessa abordagem pode gerar um aumento de até quinze pontos no coeficiente de inteligências (Q.I.). Portanto, o PEI vem sendo aplicado a estudantes e a funcionários de empresas para melhora da qualidade do trabalho, redução de erros e estimulação do processo criativo e pensamento crítico.

O que é o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI)?

É um método de treinamento e desenvolvimento de competências cognitivas elaborado pelo psicólogo romeno Reuven Feuerstein para recuperar competências de aprendizado e desenvolver a inteligência.

Foi concebido a partir de um teste elaborado para substituir os famosos testes de Q.I. (quociente de inteligência), considerados pouco úteis para medir a inteligência prática das pessoas que formavam o Estado de Israel após a II Guerra Mundial.

Constitui-se de um conjunto de 14 baterias de exercícios graduados que estimulam o pensamento analítico, o raciocínio, a formulação do pensamento hipotético, o pensamento abstrato, o poder de expressão e síntese e a capacidade aprender e de extrair significado das experiências de vida a partir de experimentos simples com situações do cotidiano.

Disponível em mais de cem países, o PEI é uma maravilhosa ferramenta que pode revolucionar a educação, devolvendo ao estudante de qualquer nível o prazer por explorar e aprender de forma autônoma e interessante.

Formação de Mediadores em PEI

O que é:

PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental é uma metodologia utilizada em mais de 100 países destinada a recuperar ou desenvolver competências cognitivas, isto é, os recursos de exploração e conhecimento da realidade. Esta abordagem possibilita o desenvolvimento da inteligência, a motivação intrínseca e a conquista de autonomia em processos de aprendizagem: “APRENDER a APRENDER”.

O programa de Formação de Mediadores do PEI é um conjunto de três treinamentos cognitivos, estruturado em 21 instrumentos divididos em três módulos de 80 horas, que desenvolvem e treinam as dimensões do processo cognitivo de alto desempenho (entrada, processamento e saída):

  1. PEI Básico: sete instrumentos destinados a crianças e indivíduos não alfabetizados;
  2. PEI Standard 1: sete instrumentos destinados a adolescentes, jovens e adultos alfabetizados;
  3. PEI Standard 2: sete instrumentos destinados a adolescentes, jovens e adultos alfabetizados;

Deve ser aplicado sempre de forma mediada permitindo ao indivíduo aplicar, transferir e generalizar os conhecimentos adquiridos em situações diversas. Foi desenvolvido pelo Prof. Reuven Feuerstein e sua equipe, em Israel, sendo destinado a corrigir funções cognitivas deficientes e potencializar a capacidade de aprendizagem.

Serão conferidos Certificados reconhecidos pelo Instituto Feuerstein de Israel.

Objetivos:

Criar no participante condições emocionais, afetivas e motivacionais que o(a) possibilitem-no conhecer e se apropriar de seu próprio processo de aprendizagem.

Necessidades atendidas:

  • Treinamento de educadores de quaisquer conteúdos na filosofia do Aprender a Aprender e da mediação;
  • Desenvolvimento de treinadores e instrutores de universidades corporativas;
  • Enriquecimento do repertório de recursos de psicopedagogos e profissionais da área educacional em geral;
  • Complementação de formação para Terapeutas cognitivos e coaches que busquem métodos de intervenção cognitiva.

Benefícios:

  • Desenvolvimento da inteligência, senso crítico e maturidade cognitiva;
  • Controle da impulsividade e redução dos efeitos indesejados do “fazer sem pensar” e do “fazer sem planejar”.

Resultados mais Comuns:

  • Recuperação de funções cognitivas deficientes para adultos e crianças;
  • Desenvolvimento do senso crítico, da atenção, do discernimento e da automotivação;
  • Recuperação ou desenvolvimento do senso de orientação espacial;
  • Construção da capacidade de raciocínio;
  • Apropriação de estratégias de busca sistemática de informações e análise de problemas;
  • Maior flexibilidade, assertividade, poder de análise e de síntese;
  • Enriquecimento das estratégias de planejamento e de controle de falhas;
  • Recuperação da autonomia em processos de aprendizagem e estudo.

Metodologia de apresentação:

Destinada ao treinamento de adultos, inclui exposições teóricas, mediação, reflexões, vivências, exercícios mentais e emocionais, tanto individuais como e em grupos, desafios, analogias e comparações, simulações e discussões de casos.

Certificação:

Serão conferido certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados, emitido pelo Feuerstein Institute (antigo International Center for the Enhancement of Learning Potential – ICELP).

Programas:

  1. PEI Básico:
    • Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural;
    • Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada;
    • A Natureza da Experiência de Aprendizagem Mediada;
    • Inter-relações dos instrumentos do PEI-B;
    • Planejamento das Aulas;
    • Aplicação Prática.
  2. PEI Standard 1:
    • Introdução à teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada;
    • Análise das funções cognitivas deficientes em populações normais e com necessidades especiais;
    • Critérios e princípios de mediação;
    • Objetivos principais e secundários da aplicação educacional e clínica do programa de PEI;
    • Bases teóricas da Modificabilidade Cognitiva Estrutural;
    • Experiência de Aprendizagem Mediada;
    • Critérios de Mediação;
    • Operações Mentais e Funções Cognitivas;
    • Mapa Cognitivo;
    • Programação de atividades didáticas.
  3. PEI Standard 2:
    • Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural-TMCE;
    • Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada- EAM;
    • Perfil do Mediador;
    • Diferença Cultural e Privação Cultural;
    • Fatores distais e proximais;
    • Funções Cognitivas Deficientes;
    • Funções Cognitivas Eficientes;
    • Mapa Cognitivo;
    • Operação Mental.

Quem deve participar:

  • Educadores de quaisquer conteúdos que desejem treinamento na filosofia do “Aprender a Aprender” e da mediação;
  • Treinadores e instrutores de universidades corporativas ou pessoas que lidem com a criação de jogos e treinamentos que queiram desenvolver-se nos princípios da mediação de aprendizagem;
  • Psicólogos, psicopedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, orientadores educacionais, especialistas da educação infantil, professores e profissionais da área educacional em geral que busquem enriquecer seu repertório de recursos educacionais;
  • Terapeutas cognitivos e coaches que precisem de métodos de intervenção cognitiva;
  • Pessoas que necessitem melhorar sua própria performance em processos de aprendizagem;
  • Pais e responsáveis de crianças e jovens que necessitem de grande estimulação para aprender.

Artigo sobre o PEI

Slides do Encontro Brasileiro de PEI promovido pelo SENAC-SP

Vídeo da Palestra sobre o PEI e os Mapas Mentais

Mapa Cognitivo do PEI – TCC de Viviani Bovo do PEI I