Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI)

O Programa de Enriquecimento Instrumental é uma metodologia elaborada pelo psicólogo romeno Reuven Feuerstein radicado em Israel. Constitui-se de um conjunto de catorze instrumentos destinados a desenvolver competências cognitivas e estratégias de pensamento, proporcionando ao sujeito experiências de descoberta e reflexão que o induzem a compreender e apreender os seus próprios processos de pensamento e aprendizagem.

Cada um dos catorze instrumentos são conjuntos graduados de exercícios nos quais o indivíduo, com a ajuda de um mediador treinado, elabora e refina suas estratégias mentais, desenvolve o senso crítico, desenvolve a sua concentração, reduz a sua impulsividade, aprende a pensar e a se motivar, além de aprimorar sua capacidade de julgamento, análise, síntese e expressão.

Pesquisas realizadas em vários países revelam que o uso dessa abordagem pode gerar um aumento de até quinze pontos no coeficiente de inteligências (Q.I.). Portanto, o PEI vem sendo aplicado a estudantes e a funcionários de empresas para melhora da qualidade do trabalho, redução de erros e estimulação do processo criativo e pensamento crítico.

O que é o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI)?

É um método de treinamento e desenvolvimento de competências cognitivas elaborado pelo psicólogo romeno Reuven Feuerstein para recuperar competências de aprendizado e desenvolver a inteligência.

Foi concebido a partir de um teste elaborado para substituir os famosos testes de Q.I. (quociente de inteligência), considerados pouco úteis para medir a inteligência prática das pessoas que formavam o Estado de Israel após a II Guerra Mundial.

Constitui-se de um conjunto de 14 baterias de exercícios graduados que estimulam o pensamento analítico, o raciocínio, a formulação do pensamento hipotético, o pensamento abstrato, o poder de expressão e síntese e a capacidade aprender e de extrair significado das experiências de vida a partir de experimentos simples com situações do cotidiano.

Disponível em mais de cem países, o PEI é uma maravilhosa ferramenta que pode revolucionar a educação, devolvendo ao estudante de qualquer nível o prazer por explorar e aprender de forma autônoma e interessante.

Artigo sobre o PEI

Slides do Encontro Brasileiro de PEI promovido pelo SENAC-SP

Vídeo da Palestra sobre o PEI e os Mapas Mentais

Mapa Cognitivo do PEI – TCC de Viviani Bovo do PEI I

0