Super Humano

Por Walther Hermann

Sinopse

Uma rápida reflexão sobre os momentos de transformações que estamos vivendo e a necessidade de nos prepararmos para assumirmos responsabilidade pelo nosso próprio futuro.

Contexto

Dizem que devemos tomar cuidado com os nossos desejos, pois eles podem se concretizar! Pois creio que estamos vivendo exatamente esse drama no presente. Pense bem, o quanto a indústria cinematográfica americana explorou filmes de guerras, apocalipses, heróis renegados, etc… Não é exatamente isso que eles estão enfrentando agora? E pior, a realidade pode ser muito mais dramática e contundente que a ficção!

Artigo

Quando nascemos como seres humanos, encontramos um mundo que já existia antes de nós e que provavelmente continuará a existir após nossa existência. Diferente de qualquer outra civilização da história humana, a cultura ocidental permite e convida cada indivíduo a contribuir na construção do conhecimento e do próprio mundo. Isso porque, diferentes de outras culturas do passado, não aceitamos mais o mundo como pronto e acabado, como se fosse definitivo e permanente – não, mudança e transformação se tornaram parte de nossa compreensão!

Assim sendo, termos o privilégio de existir na Era da Informação, exige também uma grande responsabilidade: a flexibilidade de nos adaptarmos às necessidades do mundo e, quem sabe, retribuirmos ou oferecermos ao mundo o nosso legado pessoal de conhecimento, descoberta, criatividade, trabalho e experiência.

No passado, a posse de propriedades e patrimônio imóvel garantia riqueza, sucesso e prosperidade… Da mesma forma, jóias, ouro e riquezas dessa natureza. Mas, se refletirmos sobre a origem das maiores riquezas da atualidade, talvez cheguemos à impressionante conclusão que é o conhecimento a maior riqueza e o verdadeiro patrimônio que possuímos, embora este seja completamente imponderável! Pense, quanto vale a fórmula da Coca Cola, os segredos da farmacologia (indústria de medicamentos), o conhecimento de informática e de estratégia comercial que possui a Microsoft, entre outros tantos!

Quem sabe, exatamente por causa disso, nunca foi tão fácil na história da humanidade, escalarmos ou despencarmos da pirâmide social, mudando rapidamente de nível sócio-econômico e de classe social… Tudo graças a esse “ouro sem peso” chamado de informação e conhecimento, cada vez mais disponível, melhor e mais rápido, para quem souber encontra-lo, seleciona-lo, interpreta-lo e utiliza-lo! Entretanto, na mesma proporção que essas “pérolas” e esses “diamantes” do conhecimento estão disponíveis e espalhados pelas ruas, “jogados no chão”, existe também cada vez mais “lixo”, na forma de boatos, informações desatualizadas e falsas verdades!

O mais interessante é que quase a totalidade do conhecimento disponível atualmente está codificado na nossa escrita nos livros, revistas, jornais e, mais recentemente, nos meios virtuais tais como a internet.

Pense bem, tudo está cada vez mais rápido… Os carros são melhores, mais seguros, mais econômicos e possuem maior rendimento… As viagens de avião, os trens, o metrô… Todos cada vez mais rápidos… Se, no passado, você escrevia cartas que demoravam dias ou semanas para alcançarem seus destinos, hoje, ao enviar uma mensagem pela internet, ela chega do outro lado do mundo em poucos instantes! Tudo anda melhorando, ficando mais rápido e mais barato (ou será que um carro era acessível no início do século vinte ou um computador compatível com uma residência nos anos 60?).

O que comentamos até aqui, talvez você já esteja cansado de saber, mas o que possivelmente ainda não saiba é que, graças a todas essas evoluções, em vários campos do desenvolvimento humano e tecnológico, resultados das mais modernas pesquisas das ciências do comportamento e do funcionamento do cérebro humano (neurociências), novas e sofisticadas “ferramentas” estão sendo criadas para, de agora em diante, tornar o ser humano cada vez mais rápido e apto a se adaptar, viver, criar e prosperar nesse mundo em constante transformação.

Esse novo ser, ‘super’ humano, capaz de fazer as coisas melhor, mais rapidamente e com menos esforço… Sim! Todos nós sonhamos com essa época na qual as máquinas trabalhassem por nós… E agora, esse tempo chegou nos trazendo uma das crises mais cruéis e universais – descobrimos que talvez não fosse bem isso o que desejávamos: falta de empregos, fome, miséria, etc. Profissionais de todos os níveis sem ocupação, mudando de profissões, necessidade de se construir currículos cada vez mais exigentes e especializados e, por outro lado, vagas disponíveis no mercado não sendo ocupadas por falta de profissionais qualificados! Contraditório, não?

É exatamente essa insatisfação a força que nos impulsiona a buscar o novo e o que existe de mais sofisticado para nos prepararmos para viver melhor e mais satisfeitos. Apenas uma parcela de cinco por cento das pessoas procura melhorar, aprender e se desenvolver antes que as necessidades se apresentem. E, como diz um dos criadores da Programação Neurolingüística, “se continuarmos a fazer as coisas como sempre fizemos, estaremos condenados a obter e permanecer com exatamente os mesmos resultados” (Richard Bandler), ou menos!

Faço parte de um grupo de educadores que acredita que quando a educação e suas tecnologias tiverem se desenvolvido tanto quanto nossas atuais ciências de ponta: engenharia eletrônica, genética, micromecânica, etc, provavelmente uma criança com onze ou doze anos já terá conquistado o conhecimento correspondente a um grau de um doutoramento de nossas universidades atuais! É isso o que antevemos para o futuro! Com a utilização da realidade virtual, simuladores de tomada de decisões, educação à distância e a popularização das tecnologias de ensino de vanguarda!

Tenho um amigo italiano, com aproximadamente sessenta anos, que se estabeleceu no Brasil quando veio trabalhar numa multinacional… É um grande pensador. Um dia me disse o seguinte: – “Walther… Quando eu era criança, meus heróis eram soldadinhos de chumbo! Caubóis do faroeste! E completou o pensamento dizendo que imaginava que a humanidade está passando por uma transformação nunca antes imaginada!!!

As gerações mais recentes tiveram como heróis e modelos de futuro, seres com habilidades super-humanas! Homens e mulheres que voam sem máquinas, que movem objetos com a força do pensamento, que vêem através da matéria sólida, que se comunicam telepaticamente sem palavras, etc. Essas “fantasias” estão abrindo caminho para uma nova humanidade… Para uma compreensão maior e uma profunda transformação na nossa raça! Por mais incrível ou alucinante que possa parecer.

Pense bem… O avião, o microondas, o computador, o raio laser, a eletricidade, a luz elétrica, etc, em alguma data do passado, também foram apenas fantasias na mente de alguns “loucos visionários”! Todas nossas novas gerações já possuem um espaço mental para a existência de uma super-humanidade!

O que podemos então concluir é que nesse moderno mundo do conhecimento e da informação, aqueles que decidirem mudar os resultados que não estão a contento, terão que se juntar ao grupo desses 5% de pioneiros, sem medo de fazer as coisas de forma diferente, buscando o novo.

Se você já não for um deles, como desafio pessoal poderia tentar. Não precisa ser um novo “instantâneo”, comece aos poucos e pelas coisas simples. Por exemplo, mude o trajeto de seu caminho para o trabalho, mude o programa da TV, o lado da cama que você dorme, a seqüência dos exercícios na academia, faça um curso completamente fora de sua área de atuação profissional, ou qualquer outra coisa que lhe agrade.

Depois de feita a mudança, pare para avaliar o que aprendeu de novo, quais os sentimentos que foram gerados, quais foram suas reações, e finalmente o que de fato mudou em você. Com certeza você vai gostar e notará como pode ser enriquecedora um experiência de mudança, ou no mínimo divertida.

Conclusões

Chegou a hora de arregaçarmos as mangas e enfrentarmos a dura constatação que chegou a nossa vez de experimentar a construção de um mundo mais humano, quem sabe, super-humano! E nada vamos conseguir apenas ficando sentados esperando que algo seja feito por nós… Olhe a sua volta e poderá até escolher por onde começar, tamanha a quantidade de coisas que devem ser feitas para melhorar nossas vidas e de nossa comunidade próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *