Description
PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental
Formação de Mediadores
O que é:
O PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental é uma metodologia utilizada em mais de 100 países destinada a recuperar ou desenvolver competências cognitivas, isto é, os recursos de exploração e conhecimento da realidade. Esta abordagem possibilita o desenvolvimento da inteligência, a motivação intrínseca e a conquista de autonomia em processos de aprendizagem: “APRENDER a APRENDER”.
O programa de Formação de Mediadores do PEI é um conjunto de três treinamentos cognitivos, estruturado em 21 instrumentos divididos em três módulos de 80 horas, que desenvolvem e treinam as dimensões do processo cognitivo de alto desempenho (entrada, processamento e saída):
- PEI Básico 1: seis instrumentos destinados a crianças e indivíduos não alfabetizados;
- PEI Standard 1: sete instrumentos destinados a adolescentes, jovens e adultos alfabetizados;
- PEI Standard 2: sete instrumentos destinados a adolescentes, jovens e adultos alfabetizados;
Deve ser aplicado sempre de forma mediada permitindo ao indivíduo aplicar, transferir e generalizar os conhecimentos adquiridos em situações diversas. Foi desenvolvido pelo Prof. Reuven Feuerstein e sua equipe, em Israel, sendo destinado a corrigir funções cognitivas deficientes e potencializar a capacidade de aprendizagem.
Serão conferidos Certificados reconhecidos pelo Instituto Feuerstein de Israel.
Objetivos:
Criar no participante condições emocionais, afetivas e motivacionais que o(a) possibilitem-no conhecer e se apropriar de seu próprio processo de aprendizagem.
Necessidades atendidas:
- Treinamento de educadores de quaisquer conteúdos na filosofia do Aprender a Aprender e da mediação;
- Desenvolvimento de treinadores e instrutores de universidades corporativas;
- Enriquecimento do repertório de recursos de psicopedagogos e profissionais da área educacional em geral;
- Complementação de formação para Terapeutas cognitivos e coaches que busquem métodos de intervenção cognitiva.
Benefícios:
- Desenvolvimento da inteligência, senso crítico e maturidade cognitiva;
- Controle da impulsividade e redução dos efeitos indesejados do “fazer sem pensar” e do “fazer sem planejar”.
Resultados mais Comuns:
- Recuperação de funções cognitivas deficientes para adultos e crianças;
- Desenvolvimento do senso crítico, da atenção, do discernimento e da automotivação;
- Recuperação ou desenvolvimento do senso de orientação espacial;
- Construção da capacidade de raciocínio;
- Apropriação de estratégias de busca sistemática de informações e análise de problemas;
- Maior flexibilidade, assertividade, poder de análise e de síntese;
- Enriquecimento das estratégias de planejamento e de controle de falhas;
- Recuperação da autonomia em processos de aprendizagem e estudo.
Metodologia de apresentação:
Destinada ao treinamento de adultos, inclui exposições teóricas, mediação, reflexões, vivências, exercícios mentais e emocionais, tanto individuais como e em grupos, desafios, analogias e comparações, simulações e discussões de casos.
Certificação:
Serão conferido certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados, emitido pelo Feuerstein Institute (antigo International Center for the Enhancement of Learning Potential – ICELP).
Programa do PEI Básico 1:
O Programa de Enriquecimento Instrumental – Básico 1 (PEI-Básico 1) é uma extensão do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), que vem sendo usado mundialmente em diversos contextos educacionais, há mais de 45 anos. Os instrumentos do PEI-Básico foram elaborados por Rabi Rafi Feuerstein e também estão baseados na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Metodologia da Mediação. Permite ao profissional mediar o desenvolvimento cognitivo da criança, não alfabetizada, portadora de necessidades especiais e/ou com dificuldade de aprendizagem, estimulando-a e ajudando-a potencializar sua capacidade de adquirir e gerar novos conhecimentos.
Instrumentos Trabalhados: Orientação Espacial Básico, da Empatia à Ação, Identificando Emoções, Organização de Pontos Básico, de Unidade à Grupo, Comparando para Descobrir o Absurdo.
-
-
-
- Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural;
- Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada;
- A Natureza da Experiência de Aprendizagem Mediada;
- Inter-relações dos instrumentos do PEI-B;
- Planejamento das Aulas;
- Aplicação Prática.
-
-
Quem deve participar:
- Educadores de quaisquer conteúdos que desejem treinamento na filosofia do “Aprender a Aprender” e da mediação;
- Treinadores e instrutores de universidades corporativas ou pessoas que lidem com a criação de jogos e treinamentos que queiram desenvolver-se nos princípios da mediação de aprendizagem;
- Psicólogos, psicopedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, orientadores educacionais, especialistas da educação infantil, professores e profissionais da área educacional em geral que busquem enriquecer seu repertório de recursos educacionais;
- Terapeutas cognitivos e coaches que precisem de métodos de intervenção cognitiva;
- Pessoas que necessitem melhorar sua própria performance em processos de aprendizagem;
- Pais e responsáveis de crianças e jovens que necessitem de grande estimulação para aprender.
Treinadora Certificada:
Pedagoga clínica, educacional e consultora facilitadora em empresas há mais de 20 anos; treinadora avançada do Programa de Enriquecimento Instrumental do Dr. Reuven Feuerstein de Israel [níveis básico, I, II, e Tátil], especialista em Mediação Cognitiva de designer de treinamentos e cursos para adultos.
Quantidade de participantes:
30 vagas por turma
Datas e Carga horária:
70h (oitenta horas), dividida em 24 aulas de 3 horas cada, de terças e quintas-feiras, das 19h00 às 22H15, com 15 minutos de intervalo. Início dia 26 de abril de 2022.
Formato das aulas:
Transmissão ao vivo via Zoom, sendo que os alunos deverão participar com a câmera aberta para garantir presença e interação.
O valor inclui o material didático que será enviado via Correios para a casa do participante.
Saiba mais acessando:
Reviews
There are no reviews yet.