O medo e a velocidade de aprendizado inconsciente

© Walther Hermann Kerth

Diz um de meus mestres que os únicos dois medos naturais do ser humano (observáveis numa criança recém nascida) são o medo de barulhos fortes e o medo de cair! Assim sendo, todos os outros medos são aprendidos!!!!!!!

Certa vez, num churrasco, em uma casa de praia de conhecidos, num final de semana, vi uma pequena garotinha encantar-se com uma pequena rã… Ela olhava com atenção para o bichinho enquanto eu contemplava seu comportamente natural de exploração e curiosidade tão genuínos nessa idade.

Quando a mãe viu o pequeno animal, próximo de sua filha, fez um enorme escândalo, pois tinha fobia de sapos! Touché! A criança, com apenas dois ou três anos ficou aterrorizada com a reação da mãe e começou a chorar muito assustada. Assim foi instalada mais uma fobia numa criança que, certamente, quando adulta nem saberá porque tem tal medo. Dessa forma também, é que nós aprendemos grande parte dos limites de nossos pais e educadores!!!!!!!!!

Entretanto, tal episódio também revela a grande competência de nossas mentes inconscientes em aprender aceleradamente. Possivelmente aquela mãe também aprendera sua fobia de forma semelhante.

As técnicas de cura rápida de fobias, compiladas pela Programação Neurolingüística, utilizam-se dessa capacidade de aprendizado rápido para reverter o processo fóbico. De uma forma simplificada, basta reviver um desses episódios traumáticos, como num filme de trás para a frente. Para conhecer um pouco mais, leia o livro Usando sua Mente de Richard Bandler e John Grinder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *