Livre-se dos seus óculos

© Leo Angart

As idéias que estão por trás do treinamento da visão são simples e conhecidas. Todos sabem que se você exercitar seu corpo, você se tornará mais saudável. Da mesma forma, o seu corpo necessitará de um período da re-habilitação se você se machucar ou ficar doente por um período de tempo.

Os problemas típicos da visão como a miopia, o astigmatismo, a presbiopia, etc. não são doenças. São mais como hábitos da visão. Lembre-se que virtualmente todos (mais de 98%) nascem com a visão perfeita.

O treinamento da visão é um método de como recuperar sua visão natural fazendo alguns exercícios simples. É algo que todos podem fazer. E isto levará aproximadamente uma hora de seu tempo diariamente.

Os exercícios são simples e delicados. Não há nenhuma cirurgia envolvida, nada que você tenha que comprar, nada que você tenha que tomar. Tudo que você necessita fazer é praticar os exercícios e você observará uma melhoria em sua visão muito rapidamente.

Por favor, note: o treinamento da visão é muito diferente da optometria ou da oftalmologia.

Recuperar sua visão?

Pode parecer incrível, ou mesmo inacreditável, que você possa realmente recuperar sua visão perfeita e natural através do treinamento da visão. Contudo mais e mais pessoas estão se beneficiando das práticas do treinamento da visão, que não envolvem nenhum equipamento caro, nem procedimentos invasivos. Os estudos científicos indicam que pouco mais de 98% das crianças até os 6 anos de idade têm a visão perfeita. Entretanto, na idade de 16 anos mais de 25% dos estudantes adolescentes necessitam de lentes corretivas.

O que aconteceria se o treinamento da visão fosse introduzido já na infância?

Pelas experiências que nós temos até aqui, podemos dizer que muitas das crianças nunca necessitariam de óculos. Com apenas algumas horas do treinamento da visão, introduzidas logo cedo, seria possível restaurar facilmente a visão clara e normal na maioria das crianças. Milagroso, mas definitivamente possível. Há muitas pessoas que, quando crianças, foram indicadas a usar óculos, mas por uma razão ou outra nunca os usaram, e em conseqüência, hoje elas têm uma visão perfeita. Estaríamos nós colocando óculos nas crianças por razões triviais?

Porque as pessoas necessitam de óculos?

Os problemas comuns como visão de perto ou visão de longe deficiente, astigmatismo, a necessidade do óculos para leitura, são, em larga escala, influenciadas por fatores externos. Simplesmente, nós estamos usando demais nossos olhos e desenvolvemos uma tensão crônica. Os estudos feitos pelo médico americano, Dr. Bennet Brown, com pacientes com múltiplas personalidades, mostram dramática, objetiva e mensuravelmente, as mudanças na curvatura do córnea, na pressão dos olhos e outras mudanças fisiológicas que não são supostamente possíveis. A conexão mente-corpo é capaz de coisas espantosas, incluindo a visão natural e perfeita.

O que é treinamento da visão?

O treinamento da visão é baseado na pressuposição de que a visão clara e perfeita é o estado natural, e tem por objetivo restaurar completamente sua visão clara através de exercícios simples. Há quatro pilares envolvidos no treinamento da visão:

Relaxamento: visão clara e perfeita não exige esforço. Muitos de nossos problemas de visão são devido aos fatores funcionais, tais como manter o foco (visão de perto) durante muito tempo, como fazemos em nossas tarefas diárias no trabalho (N.T.: isso, como o sedentarismo, retira o exercício natural da musculatura ocular, própria de quem utiliza a visão de perto e de longe alternadamente). Como olhar uma tela de computador por 10 horas no dia conduz à tensão crônica no sistema visual. Para recuperar a visão clara e perfeita você necessita aprender a relaxar seus olhos.

Crenças e emoções: acreditar que seja possível você ter o controle sobre seus olhos e restaurar sua visão clara e normal. Em poucos casos existem problemas emocionais envolvidos que necessitam ser resolvidos antes que a melhora rápida da visão seja possível.

Fluxo da energia: especialmente em casos de grau elevado de miopia há uma falta aparente de energia nos olhos. Os olhos míopes são como um carro com uma bateria fraca, eles mal podem funcionar sem energia suficiente para recuperar a visão clara e perfeita.

Treinamento físico dos músculos dos olhos: quando você usa óculos seus olhos se ajustarão automaticamente às lentes que você estiver usando. Em outras palavras seus olhos são forçados a ficarem de uma forma que estiveram no momento em que você fez seu teste de visão em sua consulta oftalmológica. As lentes fazem artificialmente do foco, levando ao enfraquecimento os músculos oculares.

Somente o exercício ou o relaxamento produzirão algum efeito, mas o progresso real vem quando todos os quatro princípios acima são levados em consideração.

A visão é simples – basta abrir seus olhos e você vê. É assim, embora nós frequentemente ficamos confusos e começamos a perder nosso precioso presente da visão. Você pode querer saber – porque será que tantas pessoas desenvolvem problemas de visão? Os profissionais – os optometristas e os oftalmologistas baseiam sua profissão nas teorias que têm mais de 150 anos. A concepção tradicional diz que seus olhos começarão a se tornar cada vez piores à medida que você envelheça, e não há nada que você possa fazer sobre isto, exceto usar lentes corretivas (para compensar o desgaste). Elas necessitarão ser reforçadas na mesma freqüência em que sua visão se deteriora. Não é um quadro muito promissor, exceto por uma coisa – isto não é realmente verdade (N.T.: é provavelmente mais uma teoria a ser desmistificada em breve pela ciência, graças aos fatos).

Por volta do início do século passado, um oftalmologista americano de Nova Yorque, chamado William H. Bates (1860 – 1931) começou a questionar a concepção tradicional. Em seu trabalho diário sobre o exame da visão e dos olhos, ele descobriu que a visão muda toda o tempo. Através dos anos ele começou a descobrir a maneira natural de enxergar. Começou com Bates curando-se a si mesmo de presbiopia (o falta de visão de longe que vem com idade). Ele continuou para curar consistentemente um completo conjunto de problemas de visão, em um tempo muito curto.

Por exemplo, em 1903 ele descobriu uma técnica simples que poderia impedir que a maioria das crianças em fase escolar se tornassem míopes. Em 1920 ele introduziu isto no sistema escolar de Nova Jersey e conseguiu reduzir os índices de miopia em 70% no primeiro ano. Como eu, você provavelmente deve estar se perguntando – porque muitas crianças ainda usam óculos?

A comunidade médica ignorou a maior parte das idéias do Dr. Bates. Atualmente são as pessoas que se curaram aquelas que usam os métodos do Dr. Bates. O novelista americano Aldous Huxley recuperou-se de uma cegueira parcial usando os métodos do Dr. Bates. Ele escreveu um livro sobre isso e o intitulou apropriadamente “A Arte de Ver, 1943.” O método do Dr. Bates ajudou também ao pai da Gestalt terapia, Fritz Perls. Mais recentemente um jovem, Meir Schneider, que nasceu cego, recuperou sua visão usando o método do Dr. Bates. O Dr. R.S. Agarwal despendeu toda sua vida ensinando o método do Dr. Bates na Índia, e fundou a “Escola para a visão perfeita” no centro espiritual de Sri Aurobindo, Pondicherry. O Dr. Agarwal ajudou milhares de pessoas com todos os tipos de problemas incluindo catarata, visão dupla, degeneração da mácula, hiperopia, presbiopia, miopia, astigmatismo e assim por diante.

Eu usei óculos por mais de 26 anos antes de me motivar a fazer algo sobre isso. Eu ouvira que as pessoas que gastassem muito tempo se exercitando, poderiam eventualmente recuperar sua visão, entretanto, sendo ocidental eu queria algo que produzisse resultados rapidamente. Em 1983 eu li um livro escrito por John Grinder e Richard Bandler intitulado “Trance-formations, Programação Neuro-Lingüística e a Estrutura da Hipnose, 1981.” Neste livro, na página 166, eles falavam sobre alguém que em regressão hipnótica, voltou aos seus 5 anos de idade e a tinha a visão perfeita. Eles trouxeram-no de volta ao presente mantendo a visão dos 5 anos de idade – e funcionou! Esta era uma notícia emocionante, e assim eu comecei procurar por um hipnotista, que eu pensava ser capas de fazer o mesmo por mim. Entretanto, o universo teve outras idéias, porque eu não consegui encontrar nenhum, portanto eu comecei procurar outras maneiras de melhorar minha visão.

Eu experimentei várias técnicas de visualização e descobri que de fato elas funcionavam, mas, (em minha estimativa) foram somente capazes de produzir uma melhora de aproximadamente 10%. A imaginação e a visualização são fatores importantes que William Bates descobriu há poço mais de 100 anos.

Uma das coisas que me mantiveram interessado foi a pesquisa feita em relação as pessoas que têm a Desordem da Múltipla Personalidade (MPD). Um psiquiatra de Chicago, Bennett Braun (1983), trabalhando com tais pacientes, levou-os a um optometrista e, enquanto estavam hipnotizados, os pacientes podiam transitar de uma personalidade a outra. O optometrista examinou a visão de cada personalidade. Ele ficou assombrado ao descobrir que a visão mudava junto com a personalidade. Chriss Sizemore, personagem do livro e do filme “As Três Faces de Eva,” apresentava padrões diferentes de performance visual em personalidades diferentes. Falta de visão de longe, astigmatismo e a cegueira das cores alternavam-se de acordo com as personalidades.

Há mudanças mensuravelmente reais na forma dos olhos e na sua pressão interna. As pessoas com múltiplas personalidades exibem também outras mudanças dramáticas como necessitar insulina em uma personalidade e não em outra, dependendo se a personalidade é diabética ou não. Tudo isto conduz à conclusão de que os problemas da visão não são físicos, eles são problemas de software, estão dentro da mente. As pessoas com Desordem de Múltipla Personalidade (MPD) mostram mudanças muito dramáticas e rapidamente. Esta pesquisa derruba a opinião comum de que a visão se deteriora com idade.

O elemento final que fez a diferença foi o método da Cura Prânica. Eu conheci o Mestre Choa Kok Sui no inicio dos anos 80, antes dele publicar seu primeiro livro “A Antiga Arte & Ciência Da Cura Prânica, 1987”. Lendo seu livro e outras práticas de cura eu desenvolvi minha habilidade de trabalhar no nível de energia etérica. Os métodos da Cura Prânica permitem que você remova a energia estagnada nos olhos substituindo-a com a energia fresca. Eu comecei fazer o processo de Cura Prânica a cada duas horas na primeira semana. Inicialmente eu tropeçava para trabalhar sem óculos e eu trabalhava até após o almoço antes de pôr meus óculos outra vez. Entretanto depois de uma semana fazendo isto eu não necessitava mais colocar meus óculos e eu não os usei mais desde então.

Eu não tinha uma visão 20/20, mas eu estava confortável sem meus óculos e nos dias e semanas seguintes minha visão continuou melhorando mais e mais. Desde 1992 minha visão está normal e eu não necessito de mais nenhuma correção.

Por quase 5 anos eu trabalhei com pessoas individualmente e pude ajudá-las a melhorar sua visão e em alguns casos restaurando completamente sua visão ao estado normal. Em 1996 eu assisti a um curso de Modelagem da PNL na universidade de PNL, Califórnia. Nós tínhamos que modelar alguém que tivesse feito algo excepcional. Até então eu não conhecia ninguém mais que tivesse melhorado sua visão, assim eu decidi que usaria minha própria experiência como o modelo. Então eu acreditei que era necessário encontrar a crença que estava por trás da visão defeituosa e que poderia ser restaurada. Através dos anos eu regredi a muitas pessoas e descobri muitas causas interessantes para a visão pobre. Desde que, mais de 60% da população do mundo ocidental usa óculos, algo mais eficaz era necessário.

Eu quis encontrar uma maneira integrar os princípios da Programação Neurolingüística e desenvolver um programa de treinamento da visão que fosse eficaz e que pudesse ser ensinado em um formato de workshop. Desta maneira muitas pessoas mais poderiam ser beneficiadas.

Descoberta da sua visão natural

O que você está a ponto de começar é uma jornada de descoberta da sua visão natural. Minha convicção é que ninguém precisa usar lentes ou outros dispositivos corretivos. Não há nenhum caminho que seja particularmente correto. O ponto é que você aprende a relaxar e ver o mundo como realmente ele é.

Por causa da minha experiência com hipnose, Programação Neurolingüística, e Cura Prânica, este método inclui muito mais do que o método original do Dr. Bates. Eu penso na melhoria da visão como o equilíbrio entre quatro elementos (Visão: o lado mental é constituído de):

1. Visualização: Meditação e Relaxamento

Imaginação e memória são importantes aspectos do sistema visual, assim a visualização e o relaxamento são fatores muito importantes que contribuem para uma visão saudável.

2. Trabalho de crenças: Programação Neurolingüística

Resolvendo qualquer crença limitante relacionada ao que você, em algum momento em sua vida, não quis ver ou por causa de suas crenças você não deva enxergar (N.T.: afinal de contas somos “bombardeados com a expectativa da necessidade de óculos a partir de alguma idade durante a maturidade). A Programação Neurolingüística tem, graças ao trabalho de Robert Dilts, algumas formas refinadas e elegantes de resolver o conflito de crenças. Com um acordo sub-consciente sua visão melhorará muito rapidamente.

3. Trabalho com a energia: Cura Prânica

Isto é o que impulsiona o processo. A Cura Prânica permite que você remova de seus olhos rapidamente a tensão e a estagnação e injete nova energia no mecanismo da visão. William Bates recomendava sol (ficar com a face de frente para o sol com seus olhos fechados), entretanto, a vida moderna com as telas dos computadores absorvendo nossa energia requer uma fonte de energia mais pronta e disponível.

4. Exercícios físicos: exercícios do Dr. Bates e outros

Estes são primeiramente os exercícios do Dr. Bates, como eles evoluíram através dos anos. Quando você usa lentes corretivas os músculos dos seus olhos começam a não serem mais usados tanto quanto eram normalmente. Conseqüentemente eles se tornam flácidos e devem ser regenerados pelo exercício.

Recuperação da visão clara natural

Agora, junte-se a mim em sua viagem para recuperar sua visão clara natural. A seguir estão algumas suposições básicas que eu adotei sobre a visão:

A visão está 90% na mente

Os olhos são somente órgãos sensoriais, todo o processo real da visão ocorre na parte traseira do cérebro, onde as duas imagens são combinadas em uma impressão tridimensional. Por exemplo, os olhos vêem o mundo de cabeça para baixo. Contudo todos podem ver o chão e o topo de uma imagem.

A visão clara é o estado que natural

Nós todos somos carregados com a visão perfeita. Menos de 1% nascem com defeitos nos olhos. As comunidades e os povos rurais em sociedades nativas têm geralmente a visão perfeita.

A Visão é uma habilidade aprendida

As crianças recém-nascidas inicialmente somente vêem o mundo como um borrão. O mesmo é o caso de adultos que recuperam sua visão através de cirurgia. A visão é um dos primeiros sentidos que se desenvolvem durante o crescimento de uma criança. O físico Arthur Zajonc descreve as dificuldades inesperadas encontradas pelos indivíduos que não aprenderam ver quando crianças e recuperam pela primeira vez a visão na fase adulta. Seu livro é intitulado “Capturando a Luz” (“Catching the light: The entwined history of light and mind”).

O campo visual é um indicador de nosso do nível de energia

Dr. Bates foi o primeiro a constatar que a visão natural varia toda a hora. Todos experimentaram uma redução na acuidade visual, que corresponde ao nível total de cansaço (desgaste).

A visão emana de dentro do self, sai, e então retorna para dentro

O aspecto metafísico da visão, enquanto um sentido interno, também atua na visão normal. Há pessoas como Jacques Lusseyran, um escritor francês, filósofo e combatente da resistência, cujos os olhos foram destruídos em um acidente de infância. Logo após seu acidente descobriu que ainda podia ver, mesmo com seus olhos completamente danificados. Em sua autobiografia “E havia Luz”, ele conta o que aconteceu após a retirada das ataduras dos olhos.

A Visão reflete o registro das crenças sobre o que pode ser visto e o que não deve ser visto

Um dos fatores chaves na solução de problemas da visão é reformular qualquer crença profundamente guardada a respeito do que é permitido enxergar. Frequentemente estes registros são crenças inconscientes que definiram reações apropriadas mas têm desde então sido muito relevantes. Solucionar registros antigos de crenças permite que os olhos retornem ao estado natural. Ter o acordo inconsciente que o treinamento da visão é apropriado vai tornar isto uma realidade.

Os músculos se regenerarão se exercitados

Isto se refere aos músculos do olho que não são usados no caso do uso de lentes ou óculos.

Clique aqui para assistir ao vídeo de Leo Angart

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *