Coaching Corporativo: Sumário Executivo

© Cynthia Calluori – Advisor & Coach of Team Leaders

Data de Publicação: 30 de Março de 2013

Introdução

O seguinte Sumário Executivo esboça o histórico, conceitos e benefícios do coaching corporativo. Este resumo apresenta especificamente o modelo de vanguarda de coaching que tem se confirmado eficaz nas Organizações que procuram contratar empregados altamente competentes, desenvolver líderes, estimular a criatividade, obter vantagem competitiva e aperfeiçoar o desempenho e ganhar maior lucratividade.

Os Facilitadores

The Coaching Clinic ® terá como facilitadora Viviani Bovo e seus parceiros que fornecem coaching empresarial, treinamento e consultoria para Organizações que procuram aumentar enfaticamente seu sucesso através de liderança, performance, comunicação, ambiente de trabalho e retenção de talentos. Os facilitadores realizam coaching com executivos, gerentes e profissionais, para que estes desenvolvam suas habilidades e carreiras e alcancem suas metas profissionais e de vida. Através do coaching, esses indivíduos melhoram suas habilidades, desenvolvem competências decisivas e aumentam a sua contribuição à lucratividade das suas Organizações.

Os facilitadores desenvolvem e fornecem programas que ensinam e desenvolvem os executivos para, como coach, instruírem e desenvolverem seus empregados e os apoiarem no desenvolvimento das suas carreiras. Eles têm coached individualmente gerentes, executivos, donos de negócios e profissionais de diversas indústrias, incluindo alta tecnologia, e serviços profissionais.

Modelo de Coaching

Viviani Bovo está habilitada pela Corporate Coach U International (CCUI) para fornecer o programa de treinamento The Coaching Clinic ®, programa com direitos autorais registrados, que é uma ferramenta comprovada para executivos e empregados. O programa de treinamento CCUI foi desenvolvido pelos Drs. Jeannine Sandstrom e Lee Smith e é o treinamento de coaching mais abrangente para executivos, líderes e coaches disponível atualmente.

O modelo apresentado neste workshop foi testado pela CCUI e aprimorado por vários anos e abrange os melhores conceitos da Corporate Coach U e de outros experts, afim de fornecer um importante desenvolvimento de vanguarda de habilidade/competência do coaching. Colaboramos com as Organizações para instalar e manter “a cultura do coaching” que desenvolve a liderança, facilita o desempenho inovador e fornece vantagem competitiva.

O que é Coaching?

Coaching é:

  • O processo para equipar as pessoas com as ferramentas, conhecimento e oportunidades de que precisam para se desenvolverem completamente para serem eficientes em seus compromissos pessoais, profissionais e com a empresa.
  • Uma “Aliança planejada” focada no desenvolvimento de um indivíduo para que ele esteja no “seu melhor eu” e no melhor “fit” de seus talentos.
  • Um processo “ego less” no qual os momentos para coach são criados para extrair e estimular a excelência e as “viradas” de pensamento e comportamento.

The Coaching Clinic ® e Corporate Coach U

Muitas Organizações, pesquisadores e líderes identificaram o coaching como uma competência decisiva na liderança e na administração. Além disso, os empregados solicitam mais e mais coaching. O coaching como é apresentado no The COACHING CLINIC ® é um conjunto que une método e técnica, habilidade e disciplina, que aprimora o desempenho, ação, criatividade, momentum e transformação. O coaching verdadeiro aprimora o empregado, a flexibilidade organizacional e a eficiência na mudança. Diferente de outros modelos de coaching, nossa definição de coaching não é simplesmente a consultoria de reabilitação ou supervisão.

Definimos o coaching como o conjunto de habilidades, processos e conhecimento, através dos quais as pessoas se comprometem a produzir um máximo impacto, constantemente renovando a si mesmos e às suas Organizações na medida em que vivenciam contínuas mudanças. Nosso modelo de coaching abrange, literalmente, centenas de habilidades, princípios, conceitos especializados, práticas e segmentos de diversas ciências. Nosso programa de instrução empresarial condensa esta vasta tecnologia num material importante e necessário para os executivos empregarem o coaching.

Coaching não é um conjunto de habilidades de gestão re-acondicionadas, embora o coaching use determinadas habilidades e competências de gestão. Coaching lida com o crescimento, desenvolvimento e realização do empregado, através da remoção dos bloqueios ao desempenho e intensificando a criatividade. A gestão lida com a supervisão, avaliação e alcance dos objetivos.

Coaching não é terapia ou orientação, embora o coaching use alguns dos mesmos processos de comunicação. Coaching é sobre criatividade, desempenho e ação, enquanto a terapia lida com a solução e a cura do passado.

Coaching não é orientação ou consultoria, embora os coaches usem sua experiência para diagnosticar situações e, por vezes, dar opiniões ou sugestões. Coaching usa o todo do conhecimento e experiência de cada um para capacitar a pessoa que está sendo coached para a criação e desenvolvimento das suas próprias boas práticas, conexões e recursos.

Finalmente, coaching não é treinamento. Coaches dão informações mas, mais do isso, apóiam os coachees no desenvolvimento das suas próprias habilidades e conhecimento.

Por que Coaching Corporativo e Por que Agora?

Coaching incentiva a criatividade, o desempenho inovador e flexibilidade, dando às Organizações uma vantagem competitiva e um meio eficaz de proceder e operar em ambiente de contínua mudança. Organizações bem sucedidas como Hewlett-Packard, IBM, MCI e outras, reconheceram que os executivos devem estar aptos para coach seus empregados e entre si e incluíram o coaching em seu desenvolvimento de gestão/liderança. Coaching foi identificado por essas organizações como liderança essencial e competência de gestão.

As Organizações estão descobrindo que o estilo tradicional de gestão “comandar e controlar” não é mais eficiente no momento atual que requer uma resposta rápida, criatividade estimulada, desempenho, flexibilidade e esforço individual, para se manterem competitivas.

Os empregados que são coached para desempenhar, ao invés de serem gerenciados para desempenhar, estão mais comprometidos e envolvidos nos resultados de seu trabalho e cumprimento das metas organizacionais.

Organizações bem sucedidas também descobriram que o treinamento progressivo do pessoal é necessário para se manterem competitivas. No entanto, sem o coaching, o treinamento perde rapidamente sua eficiência e freqüentemente não consegue alcançar as constantes mudanças comportamentais necessárias.

Coaching nunca foi tão necessário quanto hoje e, no futuro, será crucial para aumentar a flexibilidade individual e o desempenho de sucesso da equipe e da Organização, pois mudança será a regra e coaching estimula a determinação e a capacidade para o máximo desempenho.

Os empregados de hoje estão vivenciando o “pacto” do novo emprego que se desenvolveu nos anos 80 e agora faz parte da vida empresarial. A auto-suficiência da carreira é uma competência importante do empregado nos termos do novo pacto, no qual os empregados negociam habilidades e contribuição para o desenvolvimento e oportunidade. Executivos e líderes coaching seus empregados à medida em que se movem da carreira auto-suficiente para o contínuo desenvolvimento de carreira.

No mercado de hoje, agregar valor é a chave para o sucesso do negócio. Coaching bem sucedido agrega valor aos empregados que por sua vez agregam valor às suas Organizações, oferecendo o seu melhor. Os empregados querem estar satisfeitos, querem ser produtivos e inovadores e o coaching cria o ambiente onde isto pode ocorrer. Coaching também apóia a diversidade, reconhecendo a singularidade de cada empregado.

Pesquisa e experiência mostram que os empregados desempenham melhor quando coached positivamente, ao invés de serem constantemente avaliados. Os pesquisadores perceberam também que as pessoas com atitudes mais positivas são provavelmente mais propensas ao sucesso em seu trabalho e carreiras. Coaching fomenta atitude mais positiva do empregado como componente chave do desenvolvimento e realça a atitude positiva através de apoio positivo.

Finalmente, as habilidades de coaching constroem e melhoram o espírito de equipe e o desempenho do trabalho em grupo, motivam as vendas, aperfeiçoam a gestão e a liderança e promovem a conscientização da diversidade. Os profissionais de recursos humanos detectaram que, para trabalharem melhor no futuro, as empresas precisarão contratar empregados pelo seu grau de identificação e adaptação à Organização, ao invés de pela sua capacidade de preencher postos de trabalho. A adaptação do empregado é avaliada e desenvolvida pelo coaching. Executivos também coach empregados para torná-los mais responsáveis pela própria carreira e para desenvolvê-las de forma mais eficiente.

Quem realiza o Coaching no Local de Trabalho?

Executivos e líderes bem sucedidos estão hoje desenvolvendo suas habilidades de coaching para dar suporte e melhorar o desempenho e o desenvolvimento de empregados. Os executivos com habilidades de coaching também coach seus colegas, como um modo importante de fornecer suporte e orientação em ambientes desafiadores a cada um. Finalmente, os gerentes em situação de feedback de 360º, podem “coach up” pelo coaching de seus superiores para melhorar a capacidade geral de liderar e gerir.

Coaching não deve ser reduzido a um contexto para feedback, pois é principalmente um processo para apoiar mudança e comportamento desejado. Os melhores coaches no ambiente de trabalho são os que entendem e desenvolvem seu próprio estilo de coaching, ao invés de seguir abordagens “pré-fabricadas”, são os que sabem como “flexibilizar” seu estilo para coach outras pessoas e que usam o processo e os conceitos de coaching eficazmente através de entendimento e de desenvolvimento das habilidades.

Como os gerentes e líderes desenvolvem Habilidades de Coaching e Competências Eficientes?

Gerentes e líderes desenvolvem sua competência em coaching :

  • aumentando sua conscientização sobre o coaching e seus benefícios, e “aderindo” ao conceito e ao processo;
  • instruindo-se nos conceitos e ferramentas do coaching;
  • identificando seu próprio estilo de coaching , seu próprio nível de habilidade e aprendendo a identificar as preferências dos outros para serem coached;
  • praticando coaching usando as melhores ferramentas e seus próprios pontos fortes; continuamente aperfeiçoando e estabelecendo sua competência de coaching através do feedback e do coaching constante.

O programa The COACHING CLINIC ® inclui todos os pontos acima. Nós instruímos executivos em nosso processo de coaching “5-step” que se comprovou o mais eficaz no ambiente de trabalho. Facilitamos o desenvolvimento das 4 habilidades críticas de coaching. Fornecemos coaching e suporte para que os participantes desenvolvam e empreguem as habilidades, de modo que a cultura do coaching torne-se completamente instalada e crie os benefícios que a Organização procura.

Apesar de que alguns executivos possam “embarcar” no coaching mais naturalmente do que outros, descobrimos que os participantes deste programa apreciam e se tornam coaches eficazes uma vez que são apoiados por nosso modelo na descoberta e utilização de seus próprios e singulares pontos fortes. Realmente, o coaching provê um ambiente ganha-ganha tanto para o coach como para o empregado.

Tradução: Eliana Dutra – Coach – MCC

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